O que fazer em Maceió: 8 passeios para aproveitar na capital

O que fazer em Maceió: 8 passeios para aproveitar na capital

Escrito por  Time Levarti| April 1, 2022 em  Alagoas

Você quer saber quais os melhores passeios em Maceió? Pérola do turismo nacional, Maceió é a porta de entrada para quem visita…

Você quer saber quais os melhores passeios em Maceió? Pérola do turismo nacional, Maceió é a porta de entrada para quem visita o Estado de Alagoas e ficou conhecida principalmente, por suas belezas naturais, com praias consideradas um pedacinho do paraíso, de tão magníficas. Não é à toa que ela carrega o título de “Caribe Brasileiro” e está entre os destinos mais cobiçados do nosso país.

Mas a magia desse destino não para por aí. Além das belezas naturais, Maceió também oferece aos seus visitantes um preservado centro histórico, passeios, atrações culturais e excelente infraestrutura composta por hotéis, resorts, bares e restaurantes para todos os gostos.

Por isso, neste post, listamos 8 passeios em Maceió que não podem ficar de fora do seu roteiro de viagem.

Leia também:

O que fazer em Maceió: Melhores passeios e atrações

1. Piscinas naturais de Pajuçara

Encabeçando nossa lista de passeios em Maceió, ir às piscinas naturais de Pajuçara é atividade imperdível, principalmente para quem vai ficar só em Maceió. Elas ficam a apenas 2 km da praia e são acessadas com um passeio de jangada, que pode ser contratado ali mesmo, na orla da praia de Pajuçara.

As piscinas têm águas cristalinas e possibilitam observar várias espécies de animais marinhos, tornando a experiência ainda mais completa. E, se você quiser, pode alugar máscaras de snorkel ou caiaques. Para fazer esse passeio, verifique a tábua de marés pois elas só são acessíveis na maré baixa, geralmente pela manhã.


2. Praia de Ponta Verde

Passeios em Maceió: praia de Ponta Verde, Maceió - AL
Praia de Ponta Verde

Caminhando a partir da Praia de Pajuçara, é possível chegar na Praia de Ponta Verde, que é certamente uma das mais bonitas da cidade. Sua paisagem é composta por um mar esverdeado, areia branca, coqueiros, além de um bonito farol avistado da orla. Surpreendentemente, esta é uma praia super urbana, com prédios, restaurantes e muita gente na areia, frequentada não só pelos turistas mas também pelo próprios moradores. O calçadão também é uma atração para quem gosta de praticar esportes ou para fazer atividades ao ar livre.


3. Centro Histórico de Maceió

Como todo centro histórico, este é um passeio obrigatório para quem quer conhecer um pouco mais sobre o passado da cidade. O passeio todo pode ser feito a pé, passando por relíquias arquitetônicas como o Memorial à República, o Museu Théo Brandão de Antropologia e Folclore, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, a Igreja de Nosso Senhor Bom Jesus dos Martírios e o Museu e Palácio Floriano Peixoto.

Uma parada estratégica pode ser feita no Mirante de São Gonçalo, um dos pontos mais visitados de Maceió. De lá se tem uma bela visão do mar que banho o litoral alagoano.

Se quiser mais detalhes sobre os atrativos do Centro Histórico, nós recomendamos este post do site Visite Alagoas, que tem traz informações bem detalhadas sobre a importância cultural de cada lugar que citamos aqui.


4. Catedral Metropolitana de Maceió

Catedral Metropolitana de Maceió.
Catedral Metropolitana de Maceió -AL

Principal templo católico da capital alagoana, a Catedral Metropolitana é uma obra arquitetônica que não pode ficar de fora dos seus passeios em Maceió, já que a construção do século XIX é um local marcante na história da cidade.

Também conhecida como Catedral Nossa Senhora dos Prazeres, que é a padroeira de Maceió, a construção foi planejada pelo arquiteto francês Auguste Montigny e representa uma grande mistura de estilos  arquitetônicos, por ter sofrido várias intervenções desde a sua criação em 1859.

Seu interior é artisticamente rico, com colunas e cancelas de madeira, decoração com filetes de ouro e obras sacras. É linda e certamente vale a visita.


5. Praia do Francês

vista da Praia do Francês

A Praia do Francês está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25 km de Maceió, e é um dos pontos mais visitados por quem busca atrações para curtir durante uma viagem pela capital alagoana.

Principalmente na época de alta temporada, costuma ser bem movimentada, com a faixa de areia lotada e quiosques pé na areia concorridos.

As águas vão de azul a verde-claro e a praia se divide em dois cantos, o esquerdo e o direito. O canto esquerdo tem o mar mais calmo com ondas menores e piscinas naturais, ideal para famílias com crianças pequenas. O canto direito tem mar mais agitado e é mais procurado por surfistas. 

Passeios de barco ou jangada até as regiões de arrecifes também são comuns por lá.

DICA LEVARTI: Quer reservar esse passeio aproveitando condições especiais de pagamento? Clique aqui e fale com a gente no WhatsApp.


6. Praia do Gunga

Esse é certamente mais um passeio que deve constar no seu roteiro de viagem em Maceió. A Praia do Gunga tem densas linhas de coqueiros e as suas falésias coloridas também são facilmente reconhecidas. A praia fica bem próxima da Barra de São Miguel e os locais são separados apenas pela lagoa do Roteiro.

Almoçar nos restaurantes flutuantes e fazer um passeio de buggy são algumas das opções de passeios na Praia do Gunga. Além disso, o Mirante do Gunga tem uma vista surpreendente desse paraíso e vale a pena a visita!

DICA LEVARTI: Quer reservar esse passeio aproveitando condições especiais de pagamento? Clique aqui e fale com a gente no WhatsApp.


7. Pontal da Barra

O Pontal da Barra ficou conhecido por ser o bairro das rendeiras de Maceió e vale a pena visitá-lo para explorar as lojinhas locais e conhecer a diversidade de peças fabricadas, como roupas, cortinas, toalhas de mesa, passadeiras, entre outros. Além disso, o bairro tem ares de cidade do interior, com ruas estreitas, casinhas coloridas e muita tranquilidade. Ideal para um passeio de fim de tarde.

Por falar nisso, o melhor pôr do sol para você ver em Maceió é o que acontece na Praia do Pontal da Barra. Uma pena que a praia em si não seja indicada para banho.


8. Lagoa Mundaú

Pôr do sol na Lagoa Mundaú, Maceió -AL
Pôr do sol na Lagoa Mundaú, Maceió -AL

Por fim, não poderíamos deixar de indicar a Lagoa Mundaú para o seu roteiro. Ela tem cerca de 26 km quadrados e representa um dos maiores ecossistemas da capital alagoana. Lá, as águas se unem ao oceano por meio de uma rede de canais que corta a região e forma dezenas de ilhas, que podem ser visitadas em passeios de barco que saem do Pontal da Barra. O tour dura cerca de quatro horas, possibilitando conhecer nove ilhas onde vivem pescadores e rendeiras, vegetação de restinga e manguezais, além de praias isoladas.


Agora que você já sabe o que fazer na capital alagoana, que tal reservar seus passeios com a gente? Clique neste link e fale conosco no WhatsApp. Temos ofertas especiais para você!


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Alagoas
Praias de Maceió e arredores: as melhores para você visitar

March 30, 2022

Paradisíacas, as praias de Maceió atraem turistas em busca de dias de sol, piscinas naturais e mar azul–piscininha. Veja uma lista de quais visitar.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Alagoas
O que fazer em Maragogi: 8 passeios para aproveitar no Caribe Brasileiro

January 28, 2022

Neste post, reunimos 8 dicas imperdíveis de passeios que não podem faltar no seu roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
Rota Ecológica de Alagoas: sintonia total com a natureza

November 25, 2021

Se você é do tipo de viajante que gosta de roteiros diferenciados e pouco explorados, então precisa conhecer a Rota Ecológica, em…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Alagoas
10 praias paradisíacas para você curtir no litoral de Alagoas

November 6, 2020

Com praias de mar que transitam entre o verde esmeralda e azul translúcido, longas faixas de areia branca e lindos coqueirais por…

Continue lendo
...
Alagoas
São Miguel dos Milagres Alagoas – Conheça a Costa dos Corais

July 3, 2019

Localizado no litoral norte de Alagoas, a cerca de 100 km de Maceió, o município de São Miguel dos Milagres é um…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.