Melhores passeios e o que fazer em Medellín: Com um passado fortemente marcado pela violência urbana, principalmente durante às décadas de 1980 e 1990, Medellín já foi considerada a cidade mais perigosa do mundo. No entanto, hoje em dia o lugar é referência de desenvolvimento urbano e integração social num país em pleno processo de transformação que atrai cada vez mais turistas.

Para se ter uma ideia, a Colômbia recebe atualmente mais de 100 milhões de turistas estrangeiros por ano. Mas afinal, vale a pena visitar Medellín?

É inegável que outros destinos como Cartagena e Bogotá brilham muito mais aos olhos dos turistas quando se trata de uma viagem pela Colômbia.

Porém, a estratégia de unir Arquitetura e Urbanismo, integrando áreas antes completamente dominadas pelo tráfico de drogas ao resto da sociedade, deu super certo. E hoje, Medellín começa a colher os frutos dessa verdadeira revolução cultural que pode ser vivenciada em diversos pontos e atrativos da cidade.

Tanto é assim que em 2013, Medellín foi eleita a cidade mais inovadora do mundo. Dessa forma, não restam dúvidas: uma vez na Colômbia, uma passada lá é obrigatório para qualquer viajante.

Confira a seguir 10 dicas essenciais sobre o que fazer em Medellín.

Melhores passeios em Medellín: 10 dicas para um roteiro completo

1. Conhecer o Parque Lleras de Medellín

parquellerasmedellin - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas

Localizado no bairro El Pablado, o Parque Llereas é um dos locais mais bonitos e agradáveis de Medellín, pois é repleto de bares, restaurantes e casas noturnas que fervilham de turistas. Mas certamente você vai querer passear pelas ruas do bairro também durante o dia, para aproveitar os cafés, livrarias ou simplesmente apreciar as fachadas coloridas dos prédios e casas e com sorte, exposições ao ar livre que acontecem por lá.

Por fim, o Parque Llereas também reúne alguns dos melhores hotéis da cidade; justamente por ser considerado uma área bastante turística.

2. Visitar o Jardín Botánico de Medellín

63088 Medellin 1024x576 - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas
Foto: Expedia

Ao norte da região central, o Jardim Botânico de Medellín é um dos grandes atrativos da cidade. Ele possui um setor chamado Orquideorama, um enorme espaço onde se encontram os mais variados tipos de orquídeas. Aliás, não deixe de visitar também o lindo borboletário instalado no local.

Ao lado dele fica o Parque de los Deseos, um espaço aberto com fontes, escultura e um espaço acústico. Ótimo para passear e apreciar a natureza.

A estrutura arquitetônica do Jardín Botánico em si é impressionante, sendo certamente um dos grandes símbolos desse renascimento de Medellín. Não deixe de conferir!

3. Ir até a Comuna 13

Comuna 13 Medellín - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas
Foto: Revista Panorâmica

Assim como acontece no Brasil em cidades como o Rio de Janeiro, também é possível visitar algumas comunidades em Medellín. Dentre as 16 que existem por lá, a mais visitada é a Comuna 13, bem parecida com uma favela brasileira, mas melhor organizada: é a única comunidade do mundo com escadas rolantes para seus moradores.

Visitá-la por conta própria é muito comum e certamente, uma super opção entre os passeios em Medellín. A comunidade é pontilhada por lindos gravites, feitos tanto por artistas locais como pelos gringos que visitam à comunidade. Você vai adorar fazer fotos por lá.

4. Conhecer o Mercado Minorista e o Mercado Manila

Quem gosta de bater perna e explorar mais a fundo a cultura local vai adorar conhecer o Mercado Minorista, um dos mais famosos de Medellín.

Por lá você poderá provar (e levar) algumas das principais frutas típicas da Colômbia como por exemplo, as granadillas, guanabana e uchuvas. Além disso, há banquinhas e restaurantes improvisados para você lanchar, almoçar ou jantar no mercado.

Outro ponto gastronômico que certamente merece uma visita é o Mercado Manila, repleto de lanchonetes com variadas opções de bebidas e comidinhas típicas.

5. Visitar os Museus de Medellín

Museu de Antioquia  1024x683 - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas
Foto: Dicas da Colômbia

Para aqueles que gostam de museus, Medellín é certamente uma ótima pedida.

Um dos melhores para visitar na cidade é o Museu Antioquia, onde estão reunidas várias obras de Botero, um dos principais artistas da Colômbia, além de vários outros internacionais.

Outro muito visitado é o Casa de la Memória, que como o nome já entrega, é um espaço que preserva a história da Colômbia. Ele foca nas vítimas dos 53 anos de guerras e conflitos civis no país, com uma mistura de fotografias, exposições interativas e outras artes.

Por fim, vale conhecer também o Museo de Arte Moderna (MAMM), pois reúne exposições nacionais e internacionais de alta qualidade.

6. Voar de parapente

Quem tem espírito aventureiro vai adorar fazer esse passeio. Os voos acontecem numa área situada a cerca de 40 min de Medellín e sem dúvidas, proporcionam uma visão e tanto lá do alto.

A Zona de Vuelo é bastante recomendada pelos guias, por isso, nós indicamos fazer com essa empresa.

7. Conhecer o Pueblito Paisa

63201 Pueblito Paisa 1024x576 - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas

É bem verdade que o projeto de revitalização de Medellín acabou por apagar, de certa forma, o passado da cidade; principalmente o arquitetônico. Assim, falta à Medellín uma grande área de casario preservado, como existe em Bogotá e Cartagena.

Para ver como eram as casas antigas de Medellín, a alternativa é visitar o Pueblito Paisa onde foram erguidas réplicas do que eram as vilas paisas no passado da região de Antioquia, onde hoje está Medellín. Fica no topo do Cerro Nutibara, uma colina no meio da cidade. Lá podem ser vistas casas típicas, assim como a igrejinha e a praça.

63102 Medellin 1024x576 - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas

Se tiver mais tempo, visite também o Pueblo Guatapé, localizado a duas horas de Medellín. É lá que está a famosa Piedra del Peñol, onde você terá uma vista panorâmica digna de cartão postal.

8. Visitar o Parque Arví

parque arví 1 1024x768 - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas
Foto: Minube

Entre as opções de passeios em Medellín para quem curte contato com a natureza, o Parque Arví oferece muitas trilhas e até áreas para acampar.

A entrada é gratuita, porém, dentro do parque há um setor que se chama Comfama, com atividades como escalada, arvorismo e cinema 3D, que são pagas à parte.

9. Passear pela Plaza Botero

68850 Botero Sculpture Park - O que fazer em Medellín – a cidade que se reergueu das cinzas

Reunindo 13 esculturas do famoso artista colombiano Fernando Botero, a Plaza Botero, que na verdade é um parque ao ar livre, é certamente um dos principais passeios em Medellín.

As estatuas incomuns mostram pessoas ou animais em um estado de obesidade com proporções bizarras. Assim, o que não faltam são turistas tirando fotos com elas.

Além disso, ao redor da praça você encontrará diversas opções de restaurantes e cafés tradicionais, deixando a visita ainda mais completa. Não deixe de experimentar as empanadas, especialidade colombiana que é uma mistura de carne e batata coberta por uma massa frita.

10. Viajar de metrô e Metrocable

Pode parecer estranho, mas o metrô e os Metrocable’s são também uma atração imperdível da cidade. O sistema funciona por uma espécie de teleférico que ligam os metrôs às comunidades carentes. A vista do teleférico é incrível, pois sobe os Andes. Existem duas linhas, mas a mais recomendada para os turistas é a que se liga à estação de metrô Acevedo, subindo até Santo Domingo. De lá, você chega no Parque Arví, que citamos aqui em cima.