O que fazer em Salvador e quais os melhores passeios: conheça essas dicas incríveis para turbinar sua visita à capital baiana!


Salvador é uma cidade alegre, acolhedora e alta astral — durante o dia ou à noite, o turista sempre encontra algum passeio ou atividade para fazer.

Se você é do tipo que gosta de passar o dia em frente ao mar, lá você encontra as mais belas praias. Já se você é do tipo que gosta de respirar arte, a capital baiana é praticamente um museu à céu aberto; repleto de construções históricas que contam não só a história da cidade mas também do Brasil — fundada em 1579 por Tomé de Souza, Salvador foi a primeira capital do país e também sede na Monarquia Portuguesa.

Para saber tudo o que fazer em Salvador e quais os melhores passeios, preparamos esse post com todas as dicas importantes da cidade. Aproveite!!!

Relacionadas

1. Elevador Lacerda

Elevador Lacerda  1024x626 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
O Elevador Lacerda é, certamente, um dos símbolos de Salvador, além de ser o cartão postal da cidade. Foto: Márcio Filho – MTUR

Para os soteropolitanos (nascidos em Salvador) o Elevador Lacerda é apenas um meio para atravessar a distância entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, mas para os visitantes, é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Por isso, não deixe de tirar uma foto ali, especialmente com o fundo para a Baía de Todos os Santos – é lindíssimo.

Uma curiosidade é que este foi o primeiro elevador do mundo a servir de transporte público, tendo sido construído em 1869. As viagens duram cerca de 30 segundos e transportam em média 20 mil pessoas por dia.

2. Mercado Modelo

Mercado Modelo 1024x683 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Passeios em Salvador: a visita ao Mercado Modelo e Elevador Lacerda pode ser 2 em 1: pegue o elevador para descer até o mercado. Foto: Márcio Filho – MTUR

Depois de colocar o pé fora do Elevador Lacerda (na Cidade Baixa), você estará na Praça Cayru, onde está situado outro ponto turístico de Salvador: o Mercado Modelo.

Construído em 1861 para ser utilizado como terceira alfândega de Salvador, é um dos marcos da capital baiana. Dispostos em dois pisos que ocupam o belíssimo prédio neoclássico, tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, nele você encontrará diversos quiosques com roupas, artesanatos além de produtos típicos da Bahia, como por exemplo, as famosas fitinha de Nosso Senhor do Bonfim. Além da feira de artesanato, o mercado tem como atrativo as rodas de capoeira que movimentam a parte de trás da construção aos sábados.

3. Museu de Arte Moderna da Bahia

Logo após conhecer o o Mercado Modelo, outra visita que pode ser combinada é ao Museu de Arte Moderna da Bahia.

O Museu funciona desde os anos 60 no Solar do Unhão, um casarão histórico à beira mar na Baía de Todos os Santos e conta com oitos salas, teatro e uma biblioteca. Lá estão obras de artistas de renome como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti e Carybé. Uma boa pedida para incluir ao seu roteiro de passeios em Salvador.

4. Casa do Carnaval da Bahia

Casa do Carnaval 1024x626 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Passeios em Salvador: Inaugurada em 2018, a casa é um museu interativo com curadoria e projeto visual do Gringo Cardia. Márcio Filho – MTUR

Localizada em pleno Pelourinho, ao lado da Catedral Basílica de Salvador, a Casa do Carnaval da Bahia é um museu interativo que celebra o carnaval, uma das festas mais populares do mundo, através de atrações interativas, projeções audiovisuais, maquetes, roupas, instrumentos e artigos históricos. O museu funciona em antigo imóvel que já abrigou a Casa do Frontispício, restaurada posteriormente pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Certamente vale a pena conhecer!

5. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos 1 1024x683 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Márcio Filho – MTUR

Está é uma das igrejas que são o charme de Salvador. Localizada no Largo do Pelourinho, começou a ser construída em 1704 pela Irmandade dos Homens Pretos (para ser a igreja dos escravos) e levou mais de um século para ficar pronta, já que os escravos só podiam trabalhar na obra em seus momentos de folga. Você pode apreciar a magnífica construção por fora, que mistura os estilos colonial e rococó, e pagar uma taxa para conhecer a igreja por dentro.

6. Igreja do Bonfim

igreja do bonfim foto  uiler costa 1024x683 1 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
A Igreja do Bonfim é certamente um dos principais pontos turísticos de Salvador. Foto: Uiler Costa

Localizada no alto da colina do Bonfim, padroeiro da Bahia, fica afastada das áreas mais turísticas de Salvador, porém uma visita ao local é mais que obrigatória, afinal, esta é uma das mais famosas igrejas de Salvador e está sempre cheia de devotos e turistas.

Além de sua charmosa fachada (a igreja tem fachada em estilo rococó coberta de azulejos portugueses do século 19), um dos destaques é o portão da igreja, onde estão amarradas milhares de fitinhas coloridas com pedidos ao Senhor do Bonfim — os crentes amarram uma fita no pulso, dão três nós e, a cada um deles, fazem um pedido – é tradição comprar fitinhas na cidade.

Fitinhas do Bonfim 1024x626 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Fitinhas do Bonfim. Foto: Márcio Filho – MTUR

É lá também que acontece a tradicional Lavagem do Bonfim, comemoração marcada pelas baianas jogando água nos degraus do templo em uma festa que dura o dia inteiro, animada por blocos de afoxé. 

Além da visita, você ainda pode assistir às missas. Clique aqui e confira os horários.

7. Farol da Barra (Forte de Santo Antônio da Barra e Museu Náutico da Bahia) 

Farol da Barra Salvador 1024x683 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Forte de Santo Antônio da Barra, que abriga tanto o Farol quanto o Museu Náutico da Bahia, reconta a história da navegação e exibe vários equipamentos antigos. Foto: Márcio Filho – MTUR

Visitar o Farol da Barra é certamente um dos principais passeios para se fazer em Salvador. Isso porque, além de ser um dos principais pontos turísticos da capital, de uma só vez pode conhecer outros locais importantes historicamente, como o Forte de Santo Antônio da Barra (onde fica o Farol) e também o Museu Náutico da Bahia, que conta um pouco da história do Brasil a partir do mar.

Considerado o Forte mais antigo das Américas, a obra é um marco turístico e histórico da Bahia: o forte foi o primeiro a ser edificado no país, em 1534. Subindo os 82 degraus da edificação, você pode ter uma vista 360 graus da Baía de Todos os Santos e o mar aberto do Oceano Atlântico. Por lá está o maquinário francês de 120 anos, ligado diariamente — o faroleiro acende a luz ao pôr do sol e desliga ao amanhecer. A luz pode ser vista a 60 quilômetros de distância, orientando embarcações.

Carregue seu celular e prepare-se para fazer muitas fotos no local.

8. Rio Vermelho

Rio Vermelho %C3%A0 noite 1 1024x680 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade

A melhor alternativa para passear à noite em Salvador é dar uma volta pelo Rio Vermelho, o bairro boêmio da cidade, e ver de perto tudo o que oferece: casas de show, bares, restaurantes e os points de acarajé mais famosos do Brasil.

9. Igreja e Convento de São Francisco

39270050880 18ca8dedfc k 1024x682 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Foto: Márcio Filho – MTUR

Dentre as muitas igrejas de Salvador, a Igreja e Convento de São Francisco é uma das mais belas e admiradas pelos turistas. Certamente você ficará maravilhado ao adentrar a construção e ver em seu interior uma das mais ricas expressões do barroco brasileiro, com ornamentação toda feita em ouro, que segundo a lenda, tem mais de uma tonelada — os bonitos painéis contam a história de São Francisco e ao mesmo tempo, retratam paisagens bíblicas.

Apesar de a obra ser do começo do século 18, sua construção original era de 1587, sendo destruída pelos holandeses. Vale a pena ir!

40369920714 c224541954 k 1024x674 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade
Localizada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, a igreja foi construída entre os séculos 17 e 18, é considerada pelo IPHAN como uma das sete maravilhas de origem portuguesa no mundo. Márcio Filho – MTUR

10. Fundação Casa de Jorge Amado

Idealizada para celebrar a obra do escritor Jorge Amado, o espaço conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, adaptações e objetos que vale a pena conhecer. Também estão expostos prêmios recebidos pelo escritor e fotos tiradas por sua esposa, Zélia Gattai, documentando o dia a dia do autor.

A Fundação funciona em um casarão colonial de 4 andares do século XIX com uma fachada que chama atenção logo de cara por sua inconfundível cor azul.

Dicas Bônus: Pelourinho

27206606338 c74aa8411d k 1024x758 - O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade

É o coração da Bahia e o centro da cultura africana no Brasil. Por isso, visitar Salvador e não visitar o Pelourinho é imperdoável! O lugar é certamente um verdadeiro museu a céu aberto, cheio de casarões coloridos, igrejas seculares e praças; há também praças escondidas, bares e restaurantes além de inúmeras lojinhas de artesanatos. É uma experiência única caminhar sem pressa por suas ladeiras e apreciar as belezas arquitetônicas e culturais do lugar. Observe também o vai e vem das pessoas e, se você der sorte, pode encontrar grupos com seus instrumentos improvisando musicas por lá.

Carros não entram nessa parte da cidade e só é possível circular a pé — na verdade, é bem melhor assim.