O que fazer no Piauí? Tudo bem, o Piauí não é de fato um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. Principalmente por quem gosta de curtir praias: a capital, Teresina, é a única do nordeste que não é banhada pelo mar – quem quiser curtir uma brisa refrescante deve percorrer mais de 360 Km ao norte até chegar em destinos como Luís Correia e Barra Grande. Mas não se engane, existem sim diversas opções de passeios no Piauí que certamente rendem uma boa viagem.

Pra começar, o Estado é uma das atrações da Rota das Emoções, que inclui destinos famosos como os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara. Ao todo são mais de 900 Km de estrada onde o turista pode aproveitar algumas das paisagens mais bonitas não só do nordeste mas também do Brasil.

No Piauí, o grande destaque é o maravilhoso Delta do Parnaíba, onde longos passeios de barco pelos igarapés do rio vão relevando mangues, dunas e lagoas fluviais ao longo do percurso. É imperdível!

O litoral, apesar de não ser grande, conta com balneários como Luís Correia, muito frequentado pelos locais para curtir belas praias como Atalaia, Carnaubinhas e Barra Grande.

Passeios históricos

Por fim, ao sul do Estado, a cerca de 500 Km de Teresina, o fantástico sítio arqueológico do Parque Nacional Serra da Capivara é sem dúvidas uma boa pedida para aqueles que curtem passeios históricos. No local, estão catalogados mais de 900 sítios arqueológicos, com a presença de pinturas e gravuras ruprestes que têm entre 6 e 22 mil anos.

Com esse breve resumo, já deu pra perceber que o que não faltam são opções de passeios no Piauí. Assim, se estiver planejando uma viagem ao Estado nos próximos meses, você chegou ao lugar certo.

Clique aqui e reserve agora mesmo seus passeios:

Delta do Parnaíba
Lençóis Maranhenses
Jericoacoara


O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba, parques e melhores praias do Piauí.

1. Delta do Parnaíba, Ilha Grande – PI

O Delta do Parnaíba é um dos principais pontos de visitação dos turistas que vão ao Piauí. Esse é o único delta das Américas que acontece em mar aberto e possui impressionantes 2.700 km² de área.

39970146365 da12ce596e k 1024x575 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Passeio de lancha pelo Delta do Parnaíba. Crédito obrigatório: Chico Rasta/MTur

O delta é a foz do Rio Parnaíba, que acaba se transformando em vários canais, igarapés e inúmeras ilhas quando se aproxima do mar. Ao todo, são mais de 70 dessas ilhas, uma mais bonita que outra.

A mais famosa delas é a Ilha Grande, onde está situado o Porto dos Tatus, de onde saem os passeios de barco pelo Delta.

2. Parque Nacional da Serra da Capivara

40882277322 71f8f3db71 k 1024x682 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Baixão das Andorinhas – Serra da Capivara. Crédito obrigatório: Chico Rasta /MTur

Quem gosta de história vai simplesmente se encantar por esse que é um dos principais pontos turísticos do Piauí. Afinal, além de ser considerado Patrimônio Cultural Mundial, visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara é uma verdadeira viagem às origens da civilização na América.

Nesse parque é guardada a maior concentração de sítios arqueológicos do mundo. São mais de 30 mil pinturas rupestres, que têm entre 6 mil e 12 mil anos.

pinturas–rupestres–serra–da–capivara 1024x683 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
No Parque Nacional da Serra da Capivara são encontradas mais de 30 mil pinturas rupestres. Crédito obrigatório: Chico Rasta/MTur
39114482650 f1a1b4abc0 k 1024x683 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Pinturas Rupestres na Serra da Capivara. Crédito obrigatório: Chico Rasta/MTur

Além disso, o parque é dono de uma paisagem única, com cânions, baixões e serras, semelhantemente ao Deserto do Atacama, sem exageros, e ao mesmo tempo um dos mais bem–estruturados parques do país, com guias treinados, obrigatórios na visita.

3. Parque Nacional das Sete cidades

A 200 Km da capital, o Parque Nacional das Sete Cidades é mais uma das opções de passeios no Piauí para explorar sua diversidade geográfica.

O parque fica numa área de transição entre caatinga e cerrado e decerto recebeu esse nome por reunir sete grupos de formações rochosas, apelidadas de “cidades”.

Seus monumentos são totalmente esculpidos pela natureza: ventos, chuvas, calor e floram formaram símbolos, animas e figuras humanas surpreendentes; além disso, também é possível encontrar pinturas rupestres, mirantes e uma cachoeira com cerca de 21 metros (banhos são permitidos).

As “cidades” estão no percurso de 19 Km liberados para o público, no entanto, é preciso combinar os passeios com os guias no centro de visitantes. Não é cobrado ingressos, mas para receber o acompanhamento, os guias cobram um valor que varia dependendo do roteiro escolhido.

4. Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu

Esse ponto é uma das principais paradas do estado e você não deve deixar de visitar, principalmente na época de chuva, quando a cachoeira fica ainda mais exuberante.

A denominação se deve à variação que ocorre no nível do rio que a forma, e isso faz com que os peixes fiquem “presos” por entre as rochas, o que atrai a ave urubu-rei para se alimentar desses peixes. Em determinado momento, é possível ver um revoada de urubus sobrevoando a cachoeira.

Portal Conheça o Piauí

Para contemplar o cenário, uma passarela de 400 metros permite acesso às duas margens do rio e sentir toda a energia e fluidez das águas, mas, claro, não é permitido banhar–se.

O Parque em si, onde fica a cachoeira, é uma área de proteção ambiental e possui mais de 3 mil hectares. O acesso é gratuito e contempla ainda outras atividades, como por exemplo, trilhas. Sem dúvidas, vale a pena conferir esse que é um dos ótimos passeios no Piauí.

Lençóis Piauienses, Luís Correia-PI

lençóis–piauienses  1024x576 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Os Lençóis Piauienses fazem parte do cenário natural e turístico da cidade de Ilha Grande. Crédito obrigatório: Cassiano Garcia.

Certamente um dos passeios mais surpreendentes no Piauí é a travessia de quadriciclo pelos Lençóis Piauienses.

Assim como no Maranhão, essa região do Estado (Luís Correia) possui muitas dunas e lagoas, assim, a realização desse tipo de passeio tornou–se decerto um dos principais serviços das agências de turismo local.

“Esse grande conjunto de Dunas também é conhecido como Morro Branco e, principalmente no período do inverno nordestino (chuvas nos meses de janeiro até maio/junho), onde há uma maior concentração de água entre as dunas, formam-se várias lagoas de água doce no meio das dunas, proporcionando assim, banhos aos moradores locais e turistas” (turismo Ilha Grande Piauí)

Existem dosi roteiros principais: Lençóis Piauienses Tradicional, passeio mais curto que inclui a Lagoa do Portinho e termina das Dunas do Coqueiro; e, a Travessia dos Lençóis Piauienses, que inclui a Lagoa do Portinho mas segue até a Praia de Itaqui, com parada para descanso e almoço. 

Também é possível fazer roteiros personalizados, mas você deve combinar com o guia antes.


Melhores praias do Piauí

Praia de Barra Grande, Cajueiro – PI

praia–da–pedra–sal 1024x588 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Vista aérea da Praia da Pedra do Sal. Crédito obrigatório: Chico Rasta/MTur

Situada no extremo leste do Piauí, quase na divisa com o Ceará, Barra Grande é uma das melhores praias do Piauí. Fica no distrito de mesmo nome, um pequeno vilarejo com espírito de praia paradisíaca, ainda com ruas de areia, pousadas e restaurantes charmosos e aquela oportunidade de ficar pertinho da praia.

O mar de Barra Grande é liso e com águas rasas, o que é ótimo para banhos e ao mesmo tempo, para prática de kitesurf – esporte tradicional por lá. Além disso, os rios que correm para o mar contam com barreiras de areia que formam grandes lagoas planas, uma delicia!

Praia de Atalaia, Luís Correia – PI

Atalaia é a praia mais próxima do Centro de Luís Correia e por conseguinte, a mais frequentada. Recentemente os bares foram reformados e padronizados, feitos de madeira e cobertos com palha de carnaúba, um estilo só. Procure ir nos finais de semana ou nas férias, quando terá certeza de encontrar tudo aberto.

Praia do Macapá, Luís Correia – PI

Outra ótima opção entre as praias do Piauí é a praia do Macapá.

Na foz do rio de mesmo nome, tem um enorme banco de areia, a 200 metros da praia, onde é possível encontrar vários trechos com água bem rasinha, conforme se caminha ‘mar adentro’. Uma delicia para quem curte piscinas naturais!

Praia do Coqueiro, Luís Correia – PI

25992225857 9347df3ccd k 1024x582 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Assim como Barra Grande, essa praia é bastante procurado pelos praticantes de kitesurf. Crédito obrigatório: Chico Rasta/MTur

Da mesma forma que Barra Grande, essa praia é bastante procurada pelos praticantes de kitesurf, em razão das boas condições para a prática desse esporte por lá; embora também possa ser uma boa pedida para quem está em busca somente de um lugar para relaxar e curtir o mar.

Outro ponto positivo é que, além de ser uma praia muito bonita, a praia do Coqueiro também conta com recifes que acabam formando formando deliciosas piscinas naturais quando o mar não está tão bravo. Imperdível!

Praia da Pedra do Sal, Parnaíba – PI

Única praia encontrada em Parnaíba tem como característica principal a sua formação por dois rochedos, um que fica próximo à costa, com ondas mais fortes, e o outro que fica ao largo, com mar mais manso, atraindo dessa forma, todos os perfis de turista.

Por fim, nessa praia também fica localizado um bonito farol datado de 1873. Ele foi o primeiro farol do Piauí e fez parte do plano de melhoria de iluminação costeira do estado. A vista a partir desse ponto é super bonita e rende boas fotos, principalmente durante o pôr do sol.

por do sol na Pedra do Sal 1024x683 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
O Pôr do Sol na Praia da Pedra do Sal certamente vai te encantar. Crédito obrigatório: Portal Conheça o Piauí.
sunset na Pedra do Sal um dos mais belos do Piauí 1024x683 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Crédito obrigatório: Portal Conheça o Piauí.

Lagoa do Portinho

Lagoa do Portinho vista do alto 1024x683 - O que fazer no Piauí: Delta do Parnaíba e Melhores praias
Refrescar-se nas águas da Lagoa do Portinho é sempre uma delicia. Crédito obrigatório: Portal Conheça o Piauí.

Embora não seja uma praia propriamente dita, a Lagoa do Portinho é uma das boas opções de passeios no Piauí. Ela fica bem na divisa entre Parnaíba e Luís Correia, unindo três ambientes bem distintos: rio, mar e cenário urbano.

Reza a lenda que essa lagoa brotou das lágrimas de uma indígena apaixonada; dizem que ela chorava pela morte do seu amado. Lenda ou não, a verdade é que o local é ótimo para aproveitar deliciosos banhos de água doce; passear de lancha ou jet–ski e por fim, se deliciar com pratos locais servidos em barracas na beira da lagoa.