Apesar de não serem um traço típico e marcante da arquitetura brasileira, é possível encontrar diversos exemplos de castelos pelo Brasil. A maioria surgiu, principalmente, por influência da colonização europeia; outros são obras do desejo excêntrico de seus proprietários.

Exemplares famosos como o Castelo de Neuschwanstein ou o Castelo de Edimburgo, são de fato, o sonho de viajantes que apreciam história e arquitetura; mas, a verdade é que não é preciso ir tão longe para conferir de perto as belezas singulares desse tipo de construção.

Veja a seguir uma pequena lista de castelos no Brasil que merecem a sua visita.

1. Castelo de Batel – Curitiba (PR)

Castelo do Batel  - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Com arquitetura inspirada nos castelos franceses de Loire, o Castelo do Batel funciona hoje como centro de eventos.

Construído na parte nobre de Curitiba, este castelo foi idealizado pelo cafeicultor e cônsul honorário da Holanda Luiz Guimarães e está inspirado nos castelos franceses do Loire. A sua construção começou em 1924 e foi concluída em 1928.

Os detalhes do prédio realmente impressionam – do torreão cilíndrico aos portais de arco pleno e o telhado inclinado, passando pelos vitrais, pisos de mármore e jardins arborizados. 

Em 1947, o castelo passou a ser residência da família do então governador Moysés Lupion, sediou grandes festas e hospedou personalidades ilustres como os presidentes João Goulart, Jânio Quadros e Juscelino Kubitschek.

Tombado pelo Patrimônio Histórico, hoje em dia é palco de festas e eventos.

2. Castelo de Itaipava – Petrópolis (RJ)

Castelo de Itaipava - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil

O Castelo de Itaipava foi construído pelo barão J. Smith de Vasconcellos, nobre português radicado no Brasil, e pelos arquitetos Lúcio Costa, o mesmo que projetou Brasília quatro décadas depois, e Fernando Valentim como uma reprodução de um castelo renascentista; aliás, o castelo foi completamente construído com materiais trazidos da Europa.

De Portugal vieram os blocos de pedras que foram talhadas por artesão portugueses; da França, o telhado de ardósia; da Itália, o mármore de Carrara, que compõe o piso de vários salões, inclusive o do famoso salão do Zodíaco. As portas e janelas são do mais puro jacarandá, com ferragens inglesas; os vitrais são austríacos e finalizando os principais detalhes, cada porta do quartos de seus filhos tinha seus nomes gravados em ouro.

Antigamente, era conhecido como “castelo do Barão”, no entanto, hoje em dia abriga um dos mais luxuosos e cobiçados hotéis da região serrana do Rio.

3. Castelo da Ilha do Fiscal – Rio de Janeiro (RJ)

Castelo da Ilha do Fiscal  1024x1024 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Fachada externa principal do castelo. Foto: DPHDM

Em meio à Baía de Guanabara, a chamada Ilha Fiscal foi o cenário do Último Baile do Império, realizado dias antes da Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889. Hoje, na ilha funcionam o Espaço Cultural da Marinha e o Museu Naval, instalado no antigo castelo.

Encomendado pelo próprio imperador Dom Pedro II, a propriedade possui um estilo gótico-provençal, inspirada nas obras do francês Viollet-le-Duc, e é assinada por Adolpho José Del Vecchio.

Aberto à visitação, o castelo tem como destaques o Torreão, com um relógio alemão de quatro faces e piso em mosaico; e a Ala do Cerimonial, composta por uma sala de estar e uma sala de jantar.

4. Castelo Mourisco – Rio de Janeiro (RJ)

castelo–mourisco 1 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Fachada externa principal do castelo. Foto: Peter Iliccie

Também no Rio de Janeiro, o Pavilhão Mourisco é o prédio símbolo da Fundação Oswaldo Cruz. O edifício começou a ser construído em 1905 e foi inaugurado em 1918, com referência à arquitetura de estilo neomourisco, a qual ostenta azulejos portugueses, ladrilhos hidráulicos nos pisos, tapeçarias árabes, vitrais coloridos, colunas e arcos.

Foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, devido à sua importância histórica, cultural e científica, também é candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade

5. Castelo Furlani – Perdeneiras (SP)

A pequena cidade de Pederneiras, com seus quase 45 mil habitantes, possui uma construção curiosa: um castelo inspirado na região italiana de Trentino Alto Ádige, que fica quase na Áustria. A obra foi feita pelo engenheiro italiano Fausto Furlani em 1914, que criou o castelo para se lembrar de casa.

Algo curioso é que o castelo foi construído usando os mesmos padrões de segurança que os castelos medievais e conta com portas de madeira e ponte levadiças para garantir a segurança dos moradores.

6. Castelo de Joinville, Joinville (SC)

castelo–joinville 1 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil

Há 20 anos, o massoterapeuta Leonardo Caradelli se dedica construir um castelo em Joinville, seu sonho de infância. O prédio de quatro andares, com 16 torres grandes e 32 pequenas, chama a atenção na paisagem do bairro de Petrópolis.

O proprietário reside ali mesmo, no térreo. E aos finais de semana, costuma abrir o castelo para visitação agendada para saciar a curiosidade dos visitantes.

7. Château Lacave – Caxias do Sul (RS)

caxias do sul - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
A segunda maior cidade gaúcha ostenta influência italiana nos restaurantes, nos prédios coloniais e na tradição da produção do vinho (Divulgação).

O Castelo Lacave é uma impressionante fortaleza medieval de pedra, réplica de um mosteiro medieval espanhol do século XI. Idealizado pelo uruguaio Juan Carrau, o castelo foi concluído em 1968. Em 2001, foi adquirido pela Família Basso, sendo hoje um marco histórico e um reconhecido centro de enogastronomia na Região dos Vales. Ademais, o espaço também é aberto à visitações, com tours guiados e degustação de vinhos.

8. Instituto Ricardo Brennand – Recife (PE)

castelo lado crop 1024x702 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Lado do Castelo. Foto: Divulgação / Instituto Ricardo Brennand,

O Instituto Ricardo Brennand, também conhecido como Castelo de Brennand, é uma instituição cultural sem fins lucrativas do Recife que já foi eleito o melhor museu da América do Sul por viajantes.

O complexo de edifícios está inspirado no estilo Tudor e, embora seja uma construção contemporânea, apresenta alguns elementos decorativos originais, tais como uma ponte levadiçarelevos de brasões e outros elementos de estilo gótico e, claro, inúmeras obras de arte.

pinacoteca 2 1024x696 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Pinacoteca no Instituto Ricardo Brennand. Foto: Divulgação / Instituto Ricardo Brennand,

9. Castelo Zé dos Montes – Sítio Novo (RN)

Castelo Ze dos Montes - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
A beleza do Castelo Zé dos Montes contrasta com a paisagem da Serra do Tapuia. Foto: SergioRocha / Shutterstock

Cartão-postal do pequeno município de Sítio Novo, a 100km de Natal, o Castelo Zé dos Montes impressiona por sua beleza que contrasta com a paisagem da Serra do Tapuia.

O nome do Castelo é próprio dono, Zé dos Montes, que imaginou uma construção nestes moldes no topo desta colina no município de Sítio Novo. A construção feita de pedra e cal foi erguida pelo aposentado que deu seu próprio nome à obra, foram mais de 20 anos até o castelo inspirado na arquitetura mourisca ficar pronto.

10. Castelo de Pedras Altas, Pedras Altas (RS)

castelo–pedras–altas 1024x538 - Os 10 castelos mais bonitos para visitar do Brasil
Vista aérea do Castelo de Pedras Altas. Foto: GZH

Por fim, construído no início do século 20, este castelo do diplomata Joaquim Francisco de Assis Brasil faz parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. O prédio foi construído neste estilo para a segunda esposa do proprietário, Lydia. Lá, foi assinado o acordo que pôs fim à revolução gaúcha de 1923.