Localizada a cerca de 374 km da capital Fortaleza, Camocim guarda as últimas praias desertas do oeste cearense — com acessos precários que exigem buggy ou 4×4. São praias onde você pode aproveitar um local mais reservado, longe da agitação dos grandes destinos, sem internet ou sinal de celular.

Para quem faz a Rota das Emoções, um roteiro turístico que inclui Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses na mesma viagem, com certeza Camocim estará em seu roteiro. É que a cidade fica no meio entre Jeri e Piauí.

Entre os principais pontos turísticos de Camocim, estão a Ilha do Amor, a Barra dos Remédios, a Lagoa das Cangalhas, a Lagoa de Tatajuba e a Praia do Mangue Seco. Alguns desses lugares você pode conhecer através de passeios em Jeri, destino vizinho e mais badalado, porém outros você só conhece ficando hospedando em Camocim.

Mas vale a pena ficar hospedado em Camocim? Quais as melhores praias? Abaixo, listamos 7 praias de Camocim que são imperdíveis para você aproveitar na cidade.

Clique aqui e encontre opções de hospedagem em Camocim.

Praias de Camocim (CE)


1. Ilha do Amor

ilha do amor min p8mnojossrqqd5lv3nbszl4hrj1onl5d0pbdrrhdpc 1024x585 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Ilha do Amor em Camocim (CE).

Cartão postal de Camocim, não é exatamente uma ilha, mas fica isolada, às margens do Rio Coreaú, de frente para a cidade. Possui um visual encantador, com dunas de areia dourada que formam um belo cenário para fotos, e mangues. Além disso, você irá se deparar com lagoas de água doces e quentes, perfeitas para mergulhos. O lugar é super tranquilo e procurado principalmente nos finais de semana.

O acesso à ilha é feito em balsa ou barco, desde o píer de Camocim, atravessando o rio.

2. Barra dos Remédios

063 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Dunas no estuário da linda e despovoada barra dos Remédios, em Camocim (Alex Uchôa)
Leia mais em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/camocim/

Entre as praias de Camocim, Barra dos Remédios é das mais visitadas na cidade: lá você pode ver (e aproveitar!) o encontro do Rio dos Remédios com o mar, um incrível e belo cenário da natureza no deste destino. É uma das últimas praias do Ceará e faz parte de vários passeios que contemplam outras praias e lagoas na região, como a Praia do Maceió e a Lagoa Encantada. Embora com difícil acesso, vale a pena embarcar em um buggy para se refrescar nesta praia.

3. Praia do Maceió

praia do Maceió Camocim - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Praia do Maceió, Camocim (CE). Foto: Alex Uchôa/Arquivo pessoal)
Leia mais em: https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/camocim/

A bela praia do Maceió é dos locais preferidos entre os turistas para curtir dias ensolarados e com total tranquilidade em Camocim, pois possui pouco movimento e quase nenhuma agitação. O mar na praia do Maceió é calmo, as areias limpas e as barracas atendem perfeitamente as necessidades dos visitantes. Para almoçar, procure a barraca Pôr do Sol — o restaurante é pé na areia e possui decoração caprichada, cheia de acessórios coloridos. Outra ótima opção é a Barraca Bistro Kitê, ponto de apoio para os kitesurfistas. Os drinks da casa são imperdíveis.

Encontre aqui opções de hospedagem na praia do Maceió.

Como conhecer a Barra dos Remédios e Praia do Maceió em Camocim

O buggy é o veículo ideal para se chegar em praticamente todas as praias de Camocim, por isso mesmo, quase todos os visitantes optam por contratar os passeios oferecidos pelas agências de turismo.

O passeio para conhecer Barra dos Remédios e a Praia do Maceió é o mesmo e nós recomendamos a Camocim Buggy Turismo.

Com possibilidade de reserva pela internet ou WhatsApp, você consegue agendar tudo sem precisar ir na agência. No site, você só precisa escolher a data e horário do passeio, informar o ponto de encontro (hotel/pousada em Camocim) e por fim, realizar o pagamento, que pode ser feito tanto no cartão de crédito como no boleto bancário. Mas lógico, se você precisar tirar dúvidas ou saber mais sobre o passeio, a agência atende também no WhatsApp.

O preço do passeio custa R$ 400,00, que pode ser dividido em até 4 pessoas.


4. Praia de Tatajuba

praia–de–tatajuba 1024x768 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Quiosques em Lagoa na Praia de Tatajuba. Foto: Levarti

Dunas, coqueiros e um belíssimo mar verdinho, verdinho, formam um dos cenários mais bonitos que você verá em Camocim. Mas bacana aqui, no entanto, é a história: na década de 80, as dunas cobriram a maioria das casas da vila de pescadores e os moradores tiveram de reconstruir tudo — formando assim, o vilarejo de Nova Tatajuba.

Para além–mar, a região é repleta de lagoas cristalinas, algumas permanentes e outras interdunares, ligando–se ao mar em determinas épocas do ano e mangues. A mais famosa é a Lagoa Grande, onde você encontrará opções de barracas para almoçar e atividades como caiaque e stand up Paddle. Próximo dali, na Duna do Funil, turistas se divertem com uma enorme tirolesa e toboágua.

BUGGYOESTE09 1024x683 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Turistas descendo a tirolesa na Duna do Funil, Camocim (CE). Foto: Levarti

Por sua localização geográfica e difícil acesso, é possível chegar até Tatajuba somente em veículos 4×4. Para isso, você pode contratar um passeio de buggy com a Camocim Buggy Turismo.

Como fechar o passeio e quanto custa

Para contratar esse passeio, nós também recomendamos a Camocim Buggy Turismo.

Com possibilidade de reserva pela internet ou WhatsApp, você consegue agendar tudo sem precisar ir na agência. No site, você só precisa escolher a data e horário do passeio, informar o ponto de encontro (hotel/pousada em Camocim) e por fim, realizar o pagamento, que pode ser feito tanto no cartão de crédito como no boleto bancário. Mas lógico, se você precisar tirar dúvidas ou saber mais sobre o passeio, a agência atende também no WhatsApp.

O preço do passeio custa R$ 450,00, que pode ser dividido em até 4 pessoas.

5. Praia do Guriú

Jericoacoara OesteDSC 1401 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Turistas tirando fotos na Praia do Mangue Seco. Foto: Levarti

Ainda em Camocim, é possível visitar a Praia do Mangue Seco, em Guriú. O lugar é um dos mais famosos da região pois faz parte do itinerário do passeio Litoral Oeste de Jeri, que vai até Mangue Seco, Tatajuba e a Lagoa Grande — todos esses lugares ficam antes do Rio Guriú, que divide Camocim de Jericoacoara.

É uma praia bem larga, mas estreita, banhada de um lado pelo rio Guriú e do outro pelo mar. É lá que fica uma região onde a comunidade local construiu restaurantes e balanços envolvidos nas raízes aéreas do manguezal — local disputadíssimo para fotos na região. A mesma comunidade é responsável por organizar o famoso passeio do cavalo marinho, que leva os visitantes até o habitat desses curiosos animaizinhos.

passeio cavalo marinho 01 1024x768 - Passeios em Camocim: 7 praias imperdíveis na cidade
Turistas passeando pelo Rio Guriú. Foto: Clip Turismo.

6. Praia da Barrinha

Outro ponto sensacional em Camocim é a Praia da Barrinha, pois possui águas tranquilas, ótimo para quem viaja com crianças, coqueiros que oferecem sombra e dunas para ver o pôr do sol e brincar. Além de tudo isso, você vai encontrar também faixas de praia praticamente inabitadas e lagoas de águas doces e super refrescantes. Ainda em Barrinha, aproveite para visitar a comunidade local e conhecer seus hábitos e estilo de vida integrados à natureza exuberante da região.

7. Lagoa Encantada de Cangalhas – Camocim

Nos moldes das lagoas encontradas em Jericoacoara, a Lagoa Encantada das Cangalhas tem água cristalina e as redinhas espertamente armadas dentro d’água; só que com a vantagem de quase sempre estar totalmente deserta — bem ao estilo praias de Camocim mesmo. Há uma estrutura de apoio simples e um lugar para fazer tirolesa. Certamente você vai curtir a paisagem.

DICA: o passeio Barra dos Remédios e Praia do Maceió também inclui parada na Lagoa Encantada de Cangalhas.


RELACIONADAS: