Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]

Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]

Escrito por  Time Levarti| April 7, 2021 em  Rio de Janeiro

Quais as melhores praias de Búzios? Armação de Búzios ou simplesmente “Búzios”, é um município situado no estado do Rio de Janeiro,…

Quais as melhores praias de Búzios? Armação de Búzios ou simplesmente “Búzios”, é um município situado no estado do Rio de Janeiro, na badalada Região dos Lagos, onde se encontram algumas das praias mais bonitas não só do Estado mas também do Brasil.

Até a década de 60 o destino permanecia ainda pouco conhecido; quando se tornou o destino predileto da estrela do cinema francês Brigitte Bardot e ganhou a partir daí, notoriedade mundial.

Mas não é por menos: as praias de Búzios são de fato irresistíveis: na cidade, são mais de 20 opções que se estendem ao longo de apenas 8 km. Um litoral pequeno, mas repleto de surpresas e belezas cinematográficas.

Melhores praias de Búzios – Rio de Janeiro

Em primeiro lugar, o ponto de Alto de Búzios, e o que diferencia a cidade de outros destinos turísticos, é a facilidade de acesso à maioria das praias. Em Búzios, não será necessário fazer longas trilhas, pegar um barco ou mesmo percorrer longas estradas para curtir uma praia espetacular. Elas estão todas bem ali, facinhas e disponíveis a todos os turistas. 

No entanto, mesmo estando muito próximas umas às outras, cada uma oferece características muito diferentes. Uma é espaçosa, ótima para quem prefere curtir com mais tranquilidade; outra com faixa de areia mais estreita e por conseguinte, mais disputada por quem procura um lugarzinho ao sol. Melhor estrutura aqui, clima mais rústico acolá. Búzios oferece possibilidades para todos os públicos.

Para não perder nada, o ideal é reservar um tempinho a cada uma delas e só então, decidir a sua lista de prediletas. Mas, pra encurtar o caminho dessa difícil escolha, fizemos nossa seleção com 8 indicações das melhores praias em Búzios. Confira!


MAPA COM AS MELHORES PRAIAS DE BÚZIOS

Leia também:

Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ


1. Praia da Tartaruga

A areia dourada, o mar límpido e o verde super preservado no entorno da Praia da Tartaruga fazem desse local uma das melhores opções entre as praias de Búzios, principalmente durante a semana, quando costuma ficar mais vazia e o seu clima rústico pode ser melhor aproveitado.

O ambiente é familiar e a infraestrutura formada por bonitos quiosques de madeira (a prefeitura decidiu que fosse assim) junto com cadeiras e guarda–sóis na areia, além de restaurantes onde fervilham deliciosos frutos do mar. Toda essa essa estrutra é integrada ao cenário, garantindo um visual único na região.

Nos finais de semana a praia fica absolutamente lotada e, inevitavelmente, perde um pouco do seu clima de paraíso escondido. Ainda assim, é uma boa pedida para aproveitar o mar quentinho e colorido, além de atividades como snorkeling e SUP.

Quem ficar até o final do dia ainda poderá conferir um lindo entardecer no mar de Búzios.

Melhores praias de Búzios:  Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.
 Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.  

2. Praia de João Fernandes

Difícil não se encantar pela Praia de João Fernandes. Crédito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos

João Fernandes é certamente uma das queridinhas entre as praias de Búzios e raramente você à encontrará vazia. Isso porque, além de contar com um cenário cinematográfico, sua infraestrutura é completa: está cercada de hotéis e pousadas, restaurantes e barracas de praia; além de vendedores contar com extensa faixa que permite aproveitar o dia sem aglomerações.

Nos finais de semana e principalmente nos feriados prolongados, assim como em quase todas as outras praias de Búzios, o movimento é sempre maior e a disputa por um lugarzinho na areia acaba sendo um ponto negativo.

Quem quer conferir uma praia ainda mais bonita e reservada, a dica é ir até a Praia de João Fernandinho, somente acessível após uma escadaria de algumas dezenas de degraus.

3. Praia Brava

A bela paisagem do mirante na estrada que leva à Praia Brava já seria motivo suficiente para atrair os turistas até lá. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

A distância do Centro e da grande parte das pousadas faz com que muitos turistas não cheguem até este paraíso. E, claro, as condições do mar, sempre revolto. No entanto, é inegável que Praia Brava tem um visual de tirar o fôlego.

Do lado direito fica a faixa de areia e o mar verdinho, que pode ser avistado do alto do morro que dá acesso à Praia de Olho de Boi. Do lado esquerdo, uma paisagem formada por pedras, montanhas e o mar.

Melhores praias de Búzios: Praia da Brava. Crédito obrigatório: Thiago Freitas - MTUR
Melhores praias de Búzios: Praia da Brava. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

O ambiente é sempre tranquilo, a areia vazia e dois dos mais elegantes bares à beira–mar da cidade fazem as vezes de anfitriões. Aliás, é bem verdade que os preços não são dos mais simpáticos em Praia Brava, principalmente nesses dois locais; porém é possível encontrar opções mais em conta na areia.

4. Praia de Tucuns

Búzios: De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios.
De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. Crédito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos

De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. É considerada um reduto para aqueles que estão em busca de opções mais tranquilas, principalmente por contar com uma enorme faixa de areia permite curtir o sol e mar sem aglomerações e, ao mesmo tempo, por ser esquecida pelos turistas, que muitas vezes não se afastam do centro.

O mar na Praia de Tucuns é agitado e afunda de uma vez, com correnteza bastante forte. Banhistas devem tomar cuidado e não se afastar da faixa de areia para evitar afogamento.

É muito procurada por praticantes de esportes, como surf, kitesurf, windsurf e parapente.

5. Praia de Geribá

Geribá sem dúvidas está entre as praias mais populares de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas - MTUR.
Geribá sem dúvidas está entre as praias mais populares de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR.

Vizinha à Praia de Tucuns, Geribá é a queridinha entre turistas e moradores, especialmente por aqueles que gostam de praia grande (são quase 2 km), muita areia, movimento e infraestrutura: Geribá é um dos principais pontos de hospedagem em Búzios.

Só isso já seria suficiente para garantir que ela fosse uma das mais frequentadas na cidade. Mas, além disso, a praia de Geribá é realmente linda; tem um mar bonito e calmo, principalmente no canto esquerdo da praia, que é ótimo para banhos mais tranquilos, além de rochas onde é possível subir e fazer trilhas.

O centro da praia é onde está o maior movimento. Há várias pousadas à beira–mar, assim como casas de veraneio. A faixa de arreia é cercada por barracas, cadeiras e vendedores ambulantes.

Se estiver afim de curtir uma vibe mais tranquila, siga tanta para o lado direito da praia quanto o esquerdo, onde há menos movimentação.

6. Praia do Forno

Búzios: Praia do Forno.
A Praia do Forno está entre as praias mais selvagens de Armação de Búzios. Credito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos.

Mesmo não sendo uma opção convencional, a Praia dos Fornos certamente pode ser uma boa pedida para incluir no seu roteiro de viagem em Búzios. Com estrutura razoável, faixa de areia pequena e mar calmo, é uma das praias de Búzios muito procuradas por famílias com crianças. Porém, para garantir um lugarzinho, é preciso chegar cedo.

A areia possui tons avermelhados, há uma pequena gruta e o mar tem cores e transparência incríveis. Não menos impressionante é o Mirante do Forno, que dá nome à praia e oferece uma visão espetacular do lugar.

A Praia da Azeda é vizinha à Azedinha. Elas são divididas apenas por uma faixa de pedra, sendo que na Azedinha não há nenhuma construção para esconder o visual da mata.  Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.  

7. Praia da Azeda

A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. A Praia é pequena, charmosa e com mar calmo e colorido, e todos esses detalhes se refletem num cenário rústico e encantador.

Como a faixa de areia é muito estreita, ela acaba se tornando uma das mais cheias de Búzios. E, ao mesmo tempo, por estar cercada de montes rochosos e imersa em uma flora exuberante, impediu–se o aparecimento de bares, restaurantes e edifícios em geral. Ainda assim, é um ótimo lugar para passar um dia inteiro de bobeira, mesmo com a estrutura limitada.

A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR
A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas
A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

8. Praia Olho de Boi

O que fazer em Búzios: Destinada ao público naturista, a Praia Olho de Boi é reduto escondido em Búzios. Credito obrigatório: Guia Melhores Destinos.

Dedicada ao público naturista, a Praia Olho de Boi é reduto escondido em Búzios. É uma praia bastante selvagem, com faixa de areia super estreita e mar agitado, por isso, prefira ir quando a maré estiver baixa.

O acesso à ela se dá por uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava, e que dura em torno de trinta minutos. O local é de fato um dos mais bonitos da cidade e já na metade da trilha, você já consegue ter noção do que te espera.

A regra é ficar nu, mas nada impede que os visitantes permaneçam vestidos. No entanto, vale dizer que na praia Olho de Boi, até mesmo os vendedores locais seguem a tradição e trabalham despidos. O público da Praia Olho de Boi é majoritariamente formado por homens e casais.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Ceará
48h em Fortaleza: roteiro com os passeios mais clássicos

May 12, 2022

Fortaleza alia passeios históricos e praias paradisíacas para uma viagem que surpreende em todos os os sentidos! Veja o roteiro.

Continue lendo
...
Alagoas
A 10 km de Maragogi, Japaratinga tem praias paradisíacas, piscinas naturais e muito mais

March 21, 2022

Apenas 10 km de distância (ou 20 min de carro) separam as praias de Japaratinga de Maragogi, um dos destinos mais badalados…

Continue lendo
...
Roteiros
7 destinos para você reservar passeios com a Levarti

November 23, 2021

Com a proximidade das férias de final de ano e o sucesso animador da campanha de vacinação no Brasil, muita gente se…

Continue lendo
...
Cultura e Diversão
7 cidades históricas brasileiras que você precisa conhecer

October 5, 2021

Você conhecer alguma das cidades históricas brasileiras? O Brasil não é um destino que abriga apenas praias paradisíacas e paisagens pitorescas. São…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
Alagoas
Destinos românticos no Brasil para curtir uma viagem a dois

June 7, 2021

Procurando por destinos românticos no Brasil? Seja para uma escapada básica no fim de semana ou uma viagem prolongada para comemorar uma…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 passeios gratuitos para se fazer no Rio de Janeiro

May 10, 2021

Conheça essas dicas incríveis para turbinar seu passeio na cidade maravilhosa! O Rio de Janeiro, segunda cidade mais populosa do país e…

Continue lendo
...
Rio de Janeiro
7 cidades para conhecer no Rio de Janeiro, além da capital

May 5, 2021

Que o Rio de Janeiro continua sendo um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo, isso você já sabe! Afinal,…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
Praia de Pipa: 8 razões para escolher o destino em sua próxima viagem

April 30, 2021

Razões para conhecer a Praia de Pipa RN: Impossível saber quem foi o primeiro a procurar uma sombra e um lugar confortável…

Continue lendo
...
Rio Grande do Norte
8 melhores praias de Pipa, em Tibau do Sul RN

April 30, 2021

O que fazer em Pipa? Quais as melhores praias em Pipa? Situada a cerca de 80 km desde Natal, no município de…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.