Quais as melhores praias de Búzios? Armação de Búzios ou simplesmente “Búzios”, é um município situado no estado do Rio de Janeiro, na badalada Região dos Lagos, onde se encontram algumas das praias mais bonitas não só do Estado mas também do Brasil.

Até a década de 60 o destino permanecia ainda pouco conhecido; quando se tornou o destino predileto da estrela do cinema francês Brigitte Bardot e ganhou a partir daí, notoriedade mundial.

Mas não é por menos: as praias de Búzios são de fato irresistíveis: na cidade, são mais de 20 opções que se estendem ao longo de apenas 8 km. Um litoral pequeno, mas repleto de surpresas e belezas cinematográficas.

Melhores praias de Búzios – Rio de Janeiro

Em primeiro lugar, o ponto de Alto de Búzios, e o que diferencia a cidade de outros destinos turísticos, é a facilidade de acesso à maioria das praias. Em Búzios, não será necessário fazer longas trilhas, pegar um barco ou mesmo percorrer longas estradas para curtir uma praia espetacular. Elas estão todas bem ali, facinhas e disponíveis a todos os turistas. 

No entanto, mesmo estando muito próximas umas às outras, cada uma oferece características muito diferentes. Uma é espaçosa, ótima para quem prefere curtir com mais tranquilidade; outra com faixa de areia mais estreita e por conseguinte, mais disputada por quem procura um lugarzinho ao sol. Melhor estrutura aqui, clima mais rústico acolá. Búzios oferece possibilidades para todos os públicos.

Para não perder nada, o ideal é reservar um tempinho a cada uma delas e só então, decidir a sua lista de prediletas. Mas, pra encurtar o caminho dessa difícil escolha, fizemos nossa seleção com 8 indicações das melhores praias em Búzios. Confira!


MAPA COM AS MELHORES PRAIAS DE BÚZIOS

Leia também:

Conheça 8 praias paradisíacas na Região dos Lagos – RJ


1. Praia da Tartaruga

A areia dourada, o mar límpido e o verde super preservado no entorno da Praia da Tartaruga fazem desse local uma das melhores opções entre as praias de Búzios, principalmente durante a semana, quando costuma ficar mais vazia e o seu clima rústico pode ser melhor aproveitado.

O ambiente é familiar e a infraestrutura formada por bonitos quiosques de madeira (a prefeitura decidiu que fosse assim) junto com cadeiras e guarda–sóis na areia, além de restaurantes onde fervilham deliciosos frutos do mar. Toda essa essa estrutra é integrada ao cenário, garantindo um visual único na região.

Nos finais de semana a praia fica absolutamente lotada e, inevitavelmente, perde um pouco do seu clima de paraíso escondido. Ainda assim, é uma boa pedida para aproveitar o mar quentinho e colorido, além de atividades como snorkeling e SUP.

Quem ficar até o final do dia ainda poderá conferir um lindo entardecer no mar de Búzios.

praia–da–tartaruga–búzios 1024x683 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
 Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.  

2. Praia de João Fernandes

praia de joao fernandes 1 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
Difícil não se encantar pela Praia de João Fernandes. Crédito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos

João Fernandes é certamente uma das queridinhas entre as praias de Búzios e raramente você à encontrará vazia. Isso porque, além de contar com um cenário cinematográfico, sua infraestrutura é completa: está cercada de hotéis e pousadas, restaurantes e barracas de praia; além de vendedores contar com extensa faixa que permite aproveitar o dia sem aglomerações.

Nos finais de semana e principalmente nos feriados prolongados, assim como em quase todas as outras praias de Búzios, o movimento é sempre maior e a disputa por um lugarzinho na areia acaba sendo um ponto negativo.

Quem quer conferir uma praia ainda mais bonita e reservada, a dica é ir até a Praia de João Fernandinho, somente acessível após uma escadaria de algumas dezenas de degraus.

3. Praia Brava

praia–brava 1024x684 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
A bela paisagem do mirante na estrada que leva à Praia Brava já seria motivo suficiente para atrair os turistas até lá. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

A distância do Centro e da grande parte das pousadas faz com que muitos turistas não cheguem até este paraíso. E, claro, as condições do mar, sempre revolto. No entanto, é inegável que Praia Brava tem um visual de tirar o fôlego.

Do lado direito fica a faixa de areia e o mar verdinho, que pode ser avistado do alto do morro que dá acesso à Praia de Olho de Boi. Do lado esquerdo, uma paisagem formada por pedras, montanhas e o mar.

praia brava–rj 1024x683 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
Melhores praias de Búzios: Praia da Brava. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

O ambiente é sempre tranquilo, a areia vazia e dois dos mais elegantes bares à beira–mar da cidade fazem as vezes de anfitriões. Aliás, é bem verdade que os preços não são dos mais simpáticos em Praia Brava, principalmente nesses dois locais; porém é possível encontrar opções mais em conta na areia.

4. Praia de Tucuns

praia de tucuns - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. Crédito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos

De beleza e grandiosidade impressionantes, a Praia de Tucuns é certamente uma excelente pedida entre as praias de Búzios. É considerada um reduto para aqueles que estão em busca de opções mais tranquilas, principalmente por contar com uma enorme faixa de areia permite curtir o sol e mar sem aglomerações e, ao mesmo tempo, por ser esquecida pelos turistas, que muitas vezes não se afastam do centro.

O mar na Praia de Tucuns é agitado e afunda de uma vez, com correnteza bastante forte. Banhistas devem tomar cuidado e não se afastar da faixa de areia para evitar afogamento.

É muito procurada por praticantes de esportes, como surf, kitesurf, windsurf e parapente.

5. Praia de Geribá

PRAIA–DE–GERIBA–BÚZIOS 1 1 1024x682 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
Geribá sem dúvidas está entre as praias mais populares de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR.

Vizinha à Praia de Tucuns, Geribá é a queridinha entre turistas e moradores, especialmente por aqueles que gostam de praia grande (são quase 2 km), muita areia, movimento e infraestrutura: Geribá é um dos principais pontos de hospedagem em Búzios.

Só isso já seria suficiente para garantir que ela fosse uma das mais frequentadas na cidade. Mas, além disso, a praia de Geribá é realmente linda; tem um mar bonito e calmo, principalmente no canto esquerdo da praia, que é ótimo para banhos mais tranquilos, além de rochas onde é possível subir e fazer trilhas.

O centro da praia é onde está o maior movimento. Há várias pousadas à beira–mar, assim como casas de veraneio. A faixa de arreia é cercada por barracas, cadeiras e vendedores ambulantes.

Se estiver afim de curtir uma vibe mais tranquila, siga tanta para o lado direito da praia quanto o esquerdo, onde há menos movimentação.

6. Praia do Forno

praia do forno 1 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
A Praia do Forno está entre as praias mais selvagens de Armação de Búzios. Credito obrigatório: Monique Renne / Guia Melhores Destinos.

Mesmo não sendo uma opção convencional, a Praia dos Fornos certamente pode ser uma boa pedida para incluir no seu roteiro de viagem em Búzios. Com estrutura razoável, faixa de areia pequena e mar calmo, é uma das praias de Búzios muito procuradas por famílias com crianças. Porém, para garantir um lugarzinho, é preciso chegar cedo.

A areia possui tons avermelhados, há uma pequena gruta e o mar tem cores e transparência incríveis. Não menos impressionante é o Mirante do Forno, que dá nome à praia e oferece uma visão espetacular do lugar.

A Praia da Azeda é vizinha à Azedinha. Elas são divididas apenas por uma faixa de pedra, sendo que na Azedinha não há nenhuma construção para esconder o visual da mata.  Na praia, há oferta de cadeira e guarda-sol para aluguel. Difícil mesmo é só o espaço para se sentar.  

7. Praia da Azeda

A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. A Praia é pequena, charmosa e com mar calmo e colorido, e todos esses detalhes se refletem num cenário rústico e encantador.

Como a faixa de areia é muito estreita, ela acaba se tornando uma das mais cheias de Búzios. E, ao mesmo tempo, por estar cercada de montes rochosos e imersa em uma flora exuberante, impediu–se o aparecimento de bares, restaurantes e edifícios em geral. Ainda assim, é um ótimo lugar para passar um dia inteiro de bobeira, mesmo com a estrutura limitada.

escadaria–praia–da–azeda 1024x682 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
A escadaria que leva à Praia da Azeda está entre os mais belos visuais de Búzios. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR
praia–da–azeda–búzios 1 1024x682 - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
A Praia da Azeda está entre as mais procuradas pelos turistas. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

8. Praia Olho de Boi

praia olho de boi - Praias de Búzios – RJ [Guia com 8 indicações para sua viagem]
O que fazer em Búzios: Destinada ao público naturista, a Praia Olho de Boi é reduto escondido em Búzios. Credito obrigatório: Guia Melhores Destinos.

Dedicada ao público naturista, a Praia Olho de Boi é reduto escondido em Búzios. É uma praia bastante selvagem, com faixa de areia super estreita e mar agitado, por isso, prefira ir quando a maré estiver baixa.

O acesso à ela se dá por uma trilha que começa no canto direito da Praia Brava, e que dura em torno de trinta minutos. O local é de fato um dos mais bonitos da cidade e já na metade da trilha, você já consegue ter noção do que te espera.

A regra é ficar nu, mas nada impede que os visitantes permaneçam vestidos. No entanto, vale dizer que na praia Olho de Boi, até mesmo os vendedores locais seguem a tradição e trabalham despidos. O público da Praia Olho de Boi é majoritariamente formado por homens e casais.