Se você está planejando sua viagem e quer saber quais as melhores praias de Salvador, na Bahia, veja as nossas indicações!


Além de todas as atrações culturais e históricas, que você deve conferir neste artigo, as praias de Salvador são o que mais atraem os turistas à capital baiana, afinal de contas, são 50 km de de faixa litorânea com lindas praias com mar azul cristalino, areia dourada, piscinas naturais e excelente infraestrutura.

Com sol garantido praticamente o ano inteiro, Salvador é um destino incrível e super convidativo não só para os turistas foliões mas também por quem procura belas praias para curtir o verão. Abaixo, você confere 8 dicas de praias em Salvador que são imperdíveis para você aproveitar na cidade.

Relacionadas


Praias de Salvador: 8 dicas para você aproveitar na capital baiana

1. Praia do Porto da Barra

Banhada pela Baía de Todos–os-Santos, a Praia do Porto da Barra fica na parte urbana de Salvador e por isso, é uma das mais procuradas pelos turistas na capital baiana. Possui uma pequena extensão de areia, águas calmas e mornas, perfeita para banho de mar. Na praia, dá para alugar um guarda-sol e espreguiçadeira, ou sentar–se em um canto a sua escolha e aproveitar o visual. Na avenida da orla, você encontra bons hotéis e restaurantes.

2. Praia do Farol da Barra

farol da barra salvador bahia foto amanda oliveira 15 960x640 1 1024x682 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Praia do Farol da Barra, Salvador (BA). Foto: Amanda Oliveira.

Vizinha da Praia do Porto da Barra, está a Praia do Farol da Barra, uma das melhores praias de Salvador, de fama internacional — em 2017, foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como uma das dez melhores praias do mundo.

Lá está o enorme farol da Barra, que fica na Fortaleza de Santo Antônio, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Suas águas são calmas e quentes, ótimas para banho, e possui maré baixa que facilita a formação de piscinas naturais – por isso mesmo, é bastante frequentada por famílias. Há muitos restaurantes e quiosques na orla e você pode alugar cadeira e guarda-sol para aproveitar o dia em frente ao mar.

3. Praia de Ondina

Pequena, limpa e tranquila, com águas cristalinas, a Praia de Ondina está localizada em uma região nobre de Salvador, onde ficam muitos hotéis de luxo e bons restaurantes. É um pouco mais vazia que as demais praias do centro de Salvador, por isso é ótima para quem prefere aproveitar o mar com sossego e tranquilidade. Para os foliões, é lá que fica o último trecho do circuito Barra-Ondina durante o carnaval.

4. Praia de Amaralina

Localizada a 13 km do centro de Salvador, essa praia é famosa pelos Quiosques das Baianas que abriga, com as maiores delícias da gastronomia baiana (como o acarajé) e ao mesmo tempo, por ser bastante democrática: do lado direito, o mar é agitado, bom para a prática do surf. Já para o lado esquerdo, as águas são tranquilas e o banhista pode aproveitar mais à vontade. A orla é razoavelmente movimentada.

5. Praia de Piatã

praia de piata salvador bahia foto amanda oliveira 25 960x640 1 1024x682 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Praia de Piatã: perfeita para família e para a prática de esportes no mar. Foto: Amanda Oliveira.

Vizinha da praia Amaralina, atrai muitos visitantes graças à sua beleza: possui uma extensa faixa de areia, coqueiros e mar tranquilo, perfeito para se refrescar com tranquilidade.

Gosta de fazer caminhadas à beira–mar? A praia de Piatã possui uma boa infraestrutura, com um grande calçadão e ciclofaixa; há também ambulantes que oferecem bebidas, alimentos e aluguel de cadeira e guarda–sol. Por ali também se encontram bares com música ao vivo e boas opções de restaurantes. Localizada em uma área mais residencial, a praia é frequentada por muitos moradores da região e ponto de encontro também de esportistas.

6. Praia de Stella Maris

praia stella maris salvador bahia foto amanda oliveira 10 1024x683 1 1024x683 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Praia de Stella Maris, Salvador (BA) Foto: Amanda Oliveira.

Com uma estrutura crescente de resorts, hotéis e casas de veraneio, a Praia de Stella Maris oferece uma extensa faixa de areia dourada, sombreada por coqueiros, mar de maré baixa e água quente e, a depender da época, até piscinas naturais que se formam nas pedras, ou seja, todos os ingredientes para você curtir um dia inteiro em frente ao mar. Uma vez na praia, procure as barracas Honolulu e a Cabana Doce Vida, das melhores por lá. Certamente você vai querer aproveitar mais de um dia nesta que é uma das melhores praias de Salvador.

7. Praia do Flamengo

praias–de–salvador praia–do Flamengo 1024x682 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Praias de Salvador: Praia do Flamengo. Foto: Márcio Filho – MTUR

A Praia do Flamengo está muito próxima da praia de Stella Maris, portanto, preserva características semelhantes. É mais uma opção para quem busca um lugar mais sossegado entre as praias de Salvador. Pela agitação de suas ondas, é procurada por praticantes de esportes, mas isso não impede de os banhistas se beneficiarem das deliciosas piscinas naturais e, ao mesmo tempo, da infraestrutura de barracas bem equipadas com guarda–sóis e espreguiçadeiras. Aos finais de semana, especialmente no verão, a praia fica bastante cheia!

8. Praia de Itapuã – Salvador

41036368572 9a9408a6e7 k 1024x646 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Farol da Praia de Itapuã, Salvador (BA). Foto: Márcio Filho – MTUR.

Eternizada nas vozes de Toquinho e Vinicius de Moraes, Itapuã é certamente uma das mais bonitas praias de Salvador. Sua paisagem é marcada pelo mar azul e calmo, areia dourada e fofa e bonitos coqueirais. Além de, claro, as construções marcantes da estátua da sereia de Itapuã, e o próprio farol de Itapuã (que pode ser visto ao longe, já que fica um pouco mais à frente). Seus arrecifes também permitem a formação de piscinas naturais, imperdível!

praias–de–salvador–praia–de–Itapua 1024x546 - Praias de Salvador: as melhores para você curtir na capital
Praia de Itapuã, Salvador (BA). Foto: Márcio Filho – MTUR

Por estar mais afastada da área urbana de Salvador, a praia de Itapuã e certamente é uma excelente pedida para você curtir um dia inteiro de paz e contemplação da natureza.


Leia também:

O que fazer em Salvador: 10 atrações para curtir na cidade.