Qual a melhor época para visitar Arraial do Cabo? Você pode ir a Arraial do Cabo em qualquer época do ano e ter a certeza de encontrar praias incrivelmente lindas, banhadas pelo mar em tons de azul e verde que, de fato, enchem os nossos olhos.

Lá não há grandes variações climáticas e até nos meses mais chuvosos as quedas de água acontecem em períodos curtos e não chegam a atrapalhar o planejamento do turista. Assim, é pouco provável ir a Arraial do Cabo e não ver o sol.

A grande diferença é que, no verão, as praias e ruas ficam lotadas de turistas. Assim, nesse período, dificilmente você vai encontrar uma praia vazia para chamar de sua.

No entanto, fora desse período, Arraial do Cabo é bastante tranquila, especialmente se comparada à outros destinos da Região dos Lagos, como por exemplo, Búzios.

Melhor época para visitar Arraial do Cabo

Uma visita perfeita a Arraial do Cabo é aquela que você consegue programar tendo uns dias de folga durante a semana, fora do período de férias escolares.

É que de segunda a quinta, fora de férias ou feriado, as praias ficam vazias, e você também consegue preços mais bacanas em passeios e hospedagem.

Como já dissemos, a maioria dos dias têm céu limpo e sol forte e, mesmo em época de chuvas, raramente tem dias inteiros nublados em Arraial do Cabo.

Aliás esse certamente é o melhor período para fazer o passeio de barco para a Praia do Farol. Com o número limite de visitantes por dia, o ideal para conseguir ver a praia é ir em dia de menor movimento ou sair no primeiro barco a realizar o passeio. 

Temperatura

A temperatura fica sempre em torno dos 25ºC, podendo chegar aos 30ºC no verão e cair para 21ºC no inverno.

Assim, antes de decidir quando ir Arraial do Cabo considere alguns fatores. Por exemplo: se você gosta de tranquilidade para curtir a natureza, quer relaxar nas praias; ou se você procura agitação e praias bem movimentadas.

O Guia Melhores Destinos traz um gráfico com as médias anuais de temperatura e índice pluviométrico em Arraia do Cabo.

arraial do cabo - Quando ir a Arraial do Cabo: melhor época para viajar
Médias anuais de temperatura e índice pluviométrico. Fonte: Guia Melhores Destinos.

Alta estação em Arraial do Cabo

praia–do–farol–arraial–do–cabo 1024x682 - Quando ir a Arraial do Cabo: melhor época para viajar
Durante o verão em Arraial do Cabo, certamente você vai encontrar as praias assim, lotadas de visitantes. Crédito obrigatório: Thiago Freitas – MTUR

Para quem prefere tranquilidade e pouca gente, o melhor é fugir da alta temporada, que em Arraial do Cabo vai do Natal até a Semana Santa.

É nesse período que Arraial do Cabo está mais cheia – assim como nos finais de semana e feriados – com grandes chances de você encontrar praias lotadas, pousadas e hotéis com preços mais salgados e também, menos disponibilidade nos passeios. Também são garantidos falta de vagas para estacionar e longos engarrafamentos no acesso às Prainhas do Atalaia, as mais famosas da região.

Além disso, problemas no fornecimento de luz e no abastecimento de água também podem acontecer.

Se você puder viajar somente em feriados ou nas férias de verão, uma boa pedida é se hospedar na vizinha Cabo Frio, e fazer os passeios saindo de lá. As duas cidades ficam apenas 10 Km de distância e o acesso entre elas é super fácil. Nesse guia você encontra informações sobre como chegar a Arraial de Cabo saindo de Cabo Frio.

Baixa Estação

40341293264 cd1ecfb863 k 1024x682 - Quando ir a Arraial do Cabo: melhor época para viajar
Quando ir a Arraial do Cabo: os meses de abril e maio são de baixa estação e você encontrará praias mais vazias.

Um bom momento para visitar a região é em abril e maio: chove menos nesse período e as temperaturas podem chegar aos 30ºC, o que é excelente para curtir o mar. Além disso, as águas ainda estão bastante límpidas e por ser baixa estação, consequentemente, os preços estão mais baixos.

De julho a outubro, á água fica bem gelada, próximo dos 21ºC. Bem diferente da temperatura que encontramos nas praias do Nordeste, pode se preparar.

A grande vantagem de ir a Arraial entre esses meses é que, pelo menos, você vai encontrar as praias mais vazias.