A diversidade é uma marca registrada do Brasil. Não só entre as pessoas, mas também na riqueza de lugares e atrativos turísticos que oferecem aos viajantes, experiências surpreendentes e inesquecíveis.

Não é preciso ir muito longe para fazer um safari… mergulhar com golfinhos e tubarões, passear de balão, conhecer comunidades tradicionais ou mesmo descansar em uma praia remota.

O Turismo no Brasil oferece todas essas possibilidades e muito mais. E justamente por isso, as vezes é difícil escolher qual será o próximo destino da nossa viagem. Principalmente agora, depois de longos cinco meses confinados em casa.

Pra te ajudar nessa missão, apresentamos 8 super destinos para você se jogar e curtir muito o turismo no Brasil.

1. Trancoso – Bahia

quadrado de trancoso 3 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Quadrado, Trancoso. Foto: Guia Melhores Destinos.

Se você está em busca de um destino para curtir sem presa, então Trancoso é o seu lugar. O distrito, localizado no Litoral Sul da Bahia, reúne todos os requisitos para uma viagem nesse estilo. Entre eles, belíssimas praias desertas com cenários que variam entre majestosas falésias e belos coqueirais; piscinas naturais; mar tranquilo; longas faixas de areia e um charmoso vilarejo.

O Quadrado é de longe um dos principais atrativos de Trancoso. Afinal, é difícil encontrar alguém que não caia de amores pelas lindas casinhas coloridas, a Igrejinha de São João Batista e os charmosos restaurantes que são perfeitos para jantares românticos.

Para completar o roteiro, bem próximos à Trancoso você ainda encontra outros rústicos vilarejos como Caraíva e Corumbau além da badalada Arraial d’Ajuda.

Leias mais sobre Trancoso

2. Ilhabela – Litoral Norte de São Paulo

praia do jabaquara - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Praia do Jabaquara. Foto: Guia Melhores Destinos

Situada no Litoral Norte de São Paulo, Ilhabela é oficialmente, um município-arquipélago marinho e faz parte da microrregião de São Sebastião.

Mas para além da formalidade do título, o destino é um verdadeiro pedaço de paraíso onde estão situadas mais de 30 belíssimas praias, todas emolduradas por grandes montanhas e o intenso verde da Mata Atlântica que ainda oferece deliciosas cachoeiras para refrescar os dias de folga.

Fora das praias, o destino agrada os visitantes com pousadas charmosas, bons restaurantes e uma agenda cultural sempre recheada de coisas pra fazer.

3. Jalapão

41104712371 f37cd2611e k 1024x683 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Aventura no Jalapão. Foto: Ministério do Turismo.

Cachoeiras cristalinas, piscinas naturais verde-esmeralda, chapadões e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura, formam um dos mais belos cenários do Brasil: o Jalapão. Um conjunto de cinco áreas de conservação situadas bem no coração do Brasil, em plena Serra Geral.

Aqui, a viagem precisa ser encarada como uma verdadeira expedição. Assim como muitos outros lugares paradisíacos o local é de difícil acesso. Grande parte das estradas que dão acesso aos atrativos não é asfaltada, o que torna mais intensa a sensação de estar no meio de um verdadeiro rali.

Para contornar a situação, agências de viagens oferecem pacotes que incluem transporte, refeições, três ou quatro pernoites num camping e passeios. Dessa forma, antes de decidir visitar a região, é bom levar em consideração essa questão.

Leia mais sobre o Jalapão

4. Jericoacoara

5b9c0385850000744493997c 1536951301382 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Praia de Jericoacoara – CE. Foto: @fabioarruda

Situada no litoral oeste cearense, a cerca de 300 km da capital Fortaleza, Jericoacoara é certamente, um dos destinos queridinhos dos viajantes –– nacionais e internacionais.

Entre dunas e mangues, lagoas de águas cristalinas e praias desertas de belezas ímpares, o local é um verdadeiro refúgio para quem precisa descansar o corpo e a mente. Deixando para trás os dias agitados e barulhentos das grandes cidades e substituindo-os por caminhadas à beira mar, divertidos passeios ou simplesmente, por um momento de contemplação da natureza.

O pequeno vilarejo local, protegido pelo Parque Nacional das Dunas de Jericoacoara, onde ficam as charmosas pousadas, restaurantes e lojinhas de artesanato, ainda tem suas ruazinhas de areia, o que ajuda a manter o clima bucólico e único do destino.

Para visitar alguns dos cartões postais de Jeri como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul, Pedra Furada, Árvore da Preguiça e mais recentemente, o Buraco Azul, é preciso contratar passeios que são realizados em buggy, quadriciclo ou nas tradicionais jardineiras. Os roteiros iniciam a partir da Vila e duram cerca de 6h.

Leia mais sobre Jericoacoara

5. Delta do Parnaíba

5a664809710000d8ebf4518a 1516652569748 e1567705811153 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Vista aérea da Baía das Canárias – Delta do Parnaíba. Foto: Ministério do Turismo

Considerado um dos destinos mais bonitos do planeta, o Delta do Parnaíba é um imenso arquipélago formado por mais de 70 ilhas que se dividem a partir da foz do Rio Parnaíba em uma incrível área de mais 2.700 km², onde habitam as mais diversas espécies da fauna e flora.

A maior delas é Ilha Grande, onde fica localizado o Porto dos Tatus. Ponto de partida para os passeios de barco e lancha voadeira que levam os turistas para explorar as magnificas belezas naturais do Delta.

Os roteiros mais visitados incluem a Baía do Feijão Bravo, onde de uma lado você tem praia de rio e do outro praia do mar, dunas e manguezais e o outro, a Revoada dos Guarás. Que proporciona um encontro especial com essas belíssimas aves que colorem os ceús do Parnaíba.

Parnaíba é a cidade base para quem quer conhecer o Delta. A oferta de hotéis e pousadas na cidade é razoavelmente boa e você ainda pode aproveitar para conhecer outras praias da região como Pedra do Sal e Barra Grande.

O Delta do Parnaíba ainda faz parte da famosa Rota das Emoções. Um super roteiro turístico que inclui também os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara.

Leia mais sobre o Delta do Parnaíba

6. Maragogi

39956149985 0049c2c683 k 1024x684 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Maragogi. Foto: Ministério do Turismo

Maragogi é um dos destinos considerados como o Caribe Brasileiro, por conta de suas praias e mar paradisíacos. Primordialmente, esses fatores fazem com que o destino ser um dos mais procurados no litoral nordestino por quem precisa dar aquela descansada da rotina.

Mas a excelente oferta de luxuosos resorts all inclusive e passeios que possibilitam explorar não só as belíssimas praias locais, mas também outros destinos famosas da região como Porto de Galinhas, Praia dos Carneiros e São Miguel dos Milagres, pesam e muito na decisão de escolher esse destino para curtir às férias.

O mergulho nas galés, como são chamadas as belíssimas piscinas naturais de Maragogi, é de longe a principal atividade a se fazer por lá. A cor azul turquesa quase transparente é mesmo de encher os olhos.

Leia mais sobre Maragogi

7. Fortaleza

batch DSC 1273 1024x687 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
O monumento Iracema Guardiã é um dos símbolos da Praia de Iracema e de Fortaleza.

Visitar a capital cearense é um sonho para qualquer pessoa que pensa em fazer turismo no Brasil. E não é por menos. Fortaleza tem uma das maiores ofertas de atrativos turísticos do Brasil, que vão desde as mega barracas de praia; passeios bate-volta pelas praias vizinhas; pontos turísticos super interessantes; comércio popular; feiras de artesanato; centro histórico; excelente ofertas de bares e restaurantes e uma extensa oferta de pousadas e hotéis que atendem a todos os públicos — e bolsos.

O melhor é que tudo isso fica situado em basicamente três bairros da cidade: Praia de Iracema, Praia do Meireles (onde fica a Av. Beira Mar) e a Praia do Futuro. O que facilita e muito a locomoção e claro, na economia com transporte.

A noite da capital também é super agitada e oferece as mais diversas experiências musicais e gastronômicas. O Bar do Pirata, famoso pela segunda-feira mais louca do mundo e a Quinta do Caranguejo são atrativos imperdíveis para quem conhece a cidade.

Leia mais sobre Fortaleza

8. Lençóis Maranhenses

40899752784 01e2da3878 k 1 1024x683 - Turismo no Brasil: 8 destinos para você aproveitar após a quarentena
Circuito da Lagoa Bonita – Lençóis Maranhenses. Foto: Ministério do Turismo

O cenário observado na imensidão dos Lençóis Maranhenses é de fato, um dos mais espetaculares do mundo. Na verdade, em nenhum outro lugar do planeta encontra-se tal paisagem. E talvez por isso, a emoção de pisar nos Lençóis pela primeira vez seja tão intensa.

A areia branca e fina marca o paradisíaco caminho percorrido pelos viajantes em meio ao Parque. Enquanto as Lagoas de água doce, formadas pelas chuvas, se transformam em verdadeiros oásis para quem está visitando o parque.

Aliás, uma visita aos Lençóis nunca é a mesma. Todos os anos, novas lagoas vão surgindo, com novos formatos e cores que variam entre o azul celeste e o verde. Contudo, algumas estão sempre lá: é o caso da Lagoa Azul, Lagoa Bonita e Lagoa das Esmeraldas.

Quem visita os Lençóis Maranhenses conta com três bases principais para fazer os passeios pela região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E o ideal, para ver boa parte do Parque Nacional, é hospedar-se nas três.

Leia mais sobre os Lençóis Maranhenses