Quem estava programando uma viagem para Natal e precisou adiar os planos por conta da pandemia, já pode comemorar. A capital do Rio Grande do Norte, um dos destinos mais visitados do Brasil, anunciou a reabertura gradual do comércio e serviços, incluindo hotéis, restaurantes e agências de viagens.

O destino foi o primeiro no país a receber o selo de “viagem segura” (Travel Safety Stamp), criado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo, e que tem o respaldo da Organização Mundial do Turismo e de mais de 200 CEOs das principais empresas de turismo do mundo.

Além disso, o turista que for visitar o estado conta com o respaldo também, do selo “Turismo Mais Protegido“, que define uma série de diretrizes e protocolos sanitários a serem seguidos pelos empreendimentos turísticos, afim de garantir o máximo de segurança aos visitantes.

Como será a retomada do turismo em Natal?

O Plano de Retomada do Turismo do Rio Grande do Norte estabeleceu uma série de ações a serem realizadas para garantir a segurança dos visitantes e organizar a retomada gradual do Turismo.

Segue o fio para você conferir as principais regras desse plano, classificadas em cada setor, e viajar bem informado. Também separamos algumas indicações dos melhores passeios em Natal.

Bares e restaurantes

  • Bares e restaurantes funcionarão com capacidade reduzida, para garantir o distanciamento mínimo de 1m entre cadeiras e 2m entre mesas;
  • Na entrada ou em filas para pagamentos, vale a regra do distanciamento mínimo de 1,5m entre os clientes;
  • Serão priorizados os ambientes com circulação ambiente natural. Mas, em casos em que não for possível, os estabelecimentos ficam obrigados a realizar limpeza diária dos filtros de ar-condicionado;
  • As lixeiras devem ser providas de tampa e pedal, nunca com acionamento manual – e precisam ser mantidas higienizadas diariamente;
  • Comandas e máquinas de pagamento deverão ser higienizadas a cada uso;
  • Uso obrigatório de máscaras pelos funcionários. Quando possível, os caixas devem estar separados por uma placa de acrílico.

Serviços receptivos e passeios de buggy, barco, lancha etc.

  • Todos os veículos deverão ser lavados diariamente (área externa);
  • Todos os veículos deverão ser higienizados internamente à cada serviço, com atenção especial aos objetos que são frequentemente tocados pelas mãos como assentos, cintos e barras de segurança, volante, câmbio, controles de multimídia;
  • A higienização se dará em duas etapas: Limpeza das superfícies com sabão e logo após, desinfecção com produtos específicos;
  • Durante a realização dos passeios, turistas deverão seguir o distanciamento mínimo de 1,5 metro e usar máscara de proteção;
  • Fica obrigatório a disponibilização de álcool 70º durante toda a realização do passeio.
  • Durante os passeios de quadriciclo, os veículos devem manter distanciamento mínimo de 10m entre cada veículo.

Acesso às praias de Natal

  • O acesso às praias é livre. Porém, não são permitidas atividades que promovam algum tipo de aglomeração, como esportes coletivos, competições, festas etc.

Hotéis e pousadas

  • O distanciamento social mínimo de 1,5m deve ser seguido por todos (hóspedes e funcionários), bem como o uso obrigatório da máscara de proteção no interior dos estabelecimentos;
  • Deve-se fornecer aos hóspedes álcool 70% em todas as áreas comuns como recepção, próximo a elevadores, escadas, entrada do restaurante, corredores etc;
  • Áreas comuns deverão ser higienizadas e desinfectadas com produtos específicos para esse fim, como medida preventiva ao risco de contaminação. Essa limpeza deve ocorrer no mínimo a cada 2h;
  • Atenção redobrada para objetos que são frequentemente tocados, como alças, botões do elevador, corrimãos, interruptores, maçanetas, etc;
  • Camareiras deverão utilizar EPIs específicos durante a limpeza.

Atrativos turísticos

  • Atrativos turísticos terão circulação de visitantes reduzida para 50% da sua capacidade;
  • Atrações onde exista algum tipo de interação entre entre os visitantes (playgrounds, brinquedos) não poderão funcionar;
  • Assentos também serão reduzidos para promover o distanciamento social;
  • O embarque e desembarque de passageiros nos locais deverá ocorrer sem contato físico com funcionários do estabelecimento;
  • Utensílios de uso compartilhado deverão ser higienizados com frequência para garantir o máximo de segurança aos visitantes;
  • Sistemas de filas virtuais devem ser implantados para acesso às atrações, filas de embarque, banheiros e pagamentos.

Passeios em Natal: conheça os principais atrativos desse super destino.

Se você está programando sua primeira viagem pós-pandemia para Natal, saiba que a cidade tem muito a oferecer. Dos tradicionais passeios de buggy nas dunas de Genipabu, passando por mergulhos em praias paradisíacas e pontos turísticos curiosos como o maior cajueiro do mundo e a primeira base de lançamento de foguetes da America Latina. O que não faltam são opções para montar um roteiro de viagem completo.

Veja nossas dicas para você aproveitar o melhor que Natal tem pra oferecer.

Passeio de buggy em Natal – Dunas de Genipabu

passeio de buggy natal - Retomada do Turismo em Natal: o que você precisa saber para fazer uma viagem mais segura
Passeio de buggy em Natal: Praia de Genipabu. Foto: Natal Vans

Certamente, o passeio de buggy em Natal até as dunas de Genipabu é um dos programas mais famosos e imperdíveis para quem visita o destino.

Distante cerca de 25 km de Natal, mais precisamente no município de Extremoz, essa é uma das praias mais bonitas de todo o litoral potiguar. Seu visual é digno de um oásis, com dunas altas de areia fininha e branquinha, e é justo nesse cenário onde são realizados os passeios de buggy.

Com um dia inteiro de duração, o passeio é feito em buggy, com capacidade para até 4 passageiros. Mas o cenário inclui outros atrativos além das tradicionais dunas. No roteiro mais completo, é possível conhecer outras praias, como Redinha, Santa Rita, Barra do Rio, Graçandu, etc.

Há também paradas para visitar o Aquário de Natal e andar de dromedário, conhecer a nascente do Rio Pratangi e a Lagoa de Jacumã. De qualquer forma, a emoção principal fica mesmo por conta do divertido sobe desce nas dunas de Genipabu, que poderá ser com ou sem emoção. Fica a seu critério.

Morro do Careca

Morro do Careca  1024x682 - Retomada do Turismo em Natal: o que você precisa saber para fazer uma viagem mais segura
Morro do Careca – Praia de Ponta Negra. Foto: Ministério do Turismo

Fazer turismo em Natal significa fazer uma visita ao Morro do Careca. Mas só visitar mesmo, de longe. Afinal, essa gigante duna, com cerca de 100 metros de altura, e que posteriormente foi um dos principais pontos de encontros dos jovens na cidade, é hoje uma região preservada.

O atrativo fica localizado no extremo de Ponta Negra, uma das principais praias de Natal e pode ser observado tanto de dia quanto à noite, quando recebe uma iluminação especial.

Mergulho de cilindro em Maracajaú

Foto Aut Maracajau 3 - Retomada do Turismo em Natal: o que você precisa saber para fazer uma viagem mais segura
Parrachos de Maracajáu. Foto: Whel Tour

Outra experiência imperdível para quem está fazendo turismo em Natal é o Mergulho nos Parrachos de Maracajaú, destino considerado como o “Caribe” do Rio Grande do Norte.

Os parrachos são mais um exemplar de piscinas naturais encontradas no litoral brasileiro. E, no caso de Maracajaú, o passeio fica ainda mais especial por possibilitar aos visitantes um contato direto com diversas espécies do ecossistema marinho.

São duas opções de mergulho: de snorkel ou cilindro. Esse último, mais indicado para quem não sabe nadar, pois já inclui todos os equipamentos de segurança necessários e acompanhamento de um instrutor.

Maracajáu fica a cerca de 60 km de Natal. Os passeios até lá incluem o transporte ida e volta saindo dos hotéis, o mergulho e ainda ingresso para o Manoa Park, um divertido parque aquático com piscinas, toboáguas e restaurante.

Reserve aqui seu passeio para Maracajaú e aproveite nossa oferta especial para viagens pós-pandemia.

Praia de Pipa

Praia do Amor. 1 1024x682 - Retomada do Turismo em Natal: o que você precisa saber para fazer uma viagem mais segura
Praia do Amor, Pipa Tibau do Sul RN.

Pipa é um dos destinos mais ‘queridinhos’ do Brasil. E se você quer aproveitar os melhores passeios em Natal, não deve deixar de incluir essa opção ao seu roteiro.

Localizada apenas 83km de Natal, no município de Tibau do Sul, Pipa é um verdadeiro paraíso ecológico formado por um conjunto de idílicas praias, capazes de impressionar qualquer viajante.

As mais famosas são a Praia do Centro (ou Praia de Pipa), a Baía dos Golfinhos e a Praia do Madero. Todas com excelente estrutura de quiosques e barracas à beira-mar. Bem como de hotéis, pousadas e excelentes restaurantes.

Os passeios que partem de Natal para Pipa, em geral, incluem visita a Praia do Centro e do Madero, ao Mirante da Lagoa de Guaraíras, que proporciona uma visão panorâmica do maravilhoso encontro das águas doces da lagoa com o mar e as falésias da Praia de Cacimbinhas. O valor em média, é de R$ 40 por pessoa (consulta em julho/20).

O maior cajueiro do mundo

Cajueiro de Natal  1024x680 - Retomada do Turismo em Natal: o que você precisa saber para fazer uma viagem mais segura
Vista panorâmica do Cajueiro de Pirangi. Foto: Ministério do Turismo

Outra atividade imperdível para fazer em Natal é visitar o Cajueiro de Pirangi, localizado cerca de 12 km ao sul da capital. A curiosa árvore tem mais de 100 anos de história e já produziu mais de 70 mil quilos do fruto. O cajueiro é tão grande mesmo que é possível até caminhar em passarelas instaladas entre seus galhos.

Há também um mirante no local, que permite admirar a árvore de um ponto panorâmico e mais alto. Ao longo do dia, guias que trabalham no local fazem uma breve explicação sobre a história e você ainda pode degustar algumas delicias feitas a base do caju.