Roteiro em Alicante: descubra os principais pontos turísticos da cidade

Roteiro em Alicante: descubra os principais pontos turísticos da cidade

Escrito por  Time Levarti| June 8, 2021 em  Sem categoria

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Alicante, na Costa Espanhola, tem belas praias com águas cristalinas, gastronomia de alto nível e charmosíssimo centro histórico….

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Alicante, na Costa Espanhola, tem belas praias com águas cristalinas, gastronomia de alto nível e charmosíssimo centro histórico.

Abrangendo a badalada região da Costa Blanca, o destino recebe milhares de turistas anualmente e atrai, principalmente, quem deseja relaxar em meio ao cenário paradisíaco e se divertir no núcleo urbano preenchido por museus, castelos e igrejas, que comprovam toda a riqueza histórica local.

Apesar de ser bem menos famosas entre os brasileiros do que cidades como Madrid e Barcelona, vale a pena sair do comum e dar um pulo em Alicante. Certamente você vai se surpreender com tantos atrativos incríveis.

Roteiro em Alicante, Espanha: os principais atrativos da cidade para curtir em 1 dia

Comece o roteiro visitando a Praça de los Luceros.

Plaza de los Luceros. Foto: Levarti
Plaza de los Luceros. Foto: Levarti

Praça de los Luceros é o lugar mais emblemático de Alicante. É marcada por uma grande fonte construída pelo escultor Daniel Bañuls, uma magnífica obra onde quatro cavalos simbolizam a conexão entre o mundo subterrâneo e o mundo celestial, com uma estrela em suas têmporas.

Foto: Levarti
Foto: Levarti

Sob a praça fica a estação central do trem, de onde partem todas as linhas de trem da cidade.

Foto: Levarti

Próxima atrativo: Praça Puerta del Mar. Situada a 1.3 km desde a Praça de Los Luceros; 15min andando.

Foto: Levarti

Situada bem em frente ao Mar Mediterrâneo, a praça Puerta del Sol é uma das mais famosas de Alicante e o ponto de encontro por excelência dos moradores e turistas. Recebe este nome em referência as portas de entrada das antigas murallas de Alicante, derrubadas durante a segunda metade do século 19.

Além disso, você poderá encontrar alguns dos pontos e edifícios mais significativos da cidade, como por exemplo, o Prédio da Câmara Municipal.

Próximo atrativo: Praia del Postiguet. Situada a cerca de 500m desde a Plaza Puerta del Mar; 6min andando.

A praia del Postiguet fica logo em frente ao Castelo de Santa Bárbara. Ainda que seja muito movimentada, ela encanta pelas águas clarinhas e excelente infraestrutura de bares, restaurantes e chuveiros, o que deixa o visitante sempre mais a vontade e disposto a aproveitar o dia inteiro.

Próxima parada: Castelo de Santa Bárbara. Situado a cerca de 1,5km desde a praia del Postiguet; 24min andando.

Foto: Levarti

O Castelo de Santa Bárbara é o principal ponto turístico de Alicante e, da parte de cima, é possível contemplar um visual impecável de boa parte da área urbana da cidade e do litoral. Contudo, a fortificação é muito mais que um mirante.

Trata-se de uma das fortalezas medievais mais importantes do planeta, que curiosamente está intacta e hoje apresenta três ambientes de alturas distintas. É provável que a construção tenha sido erguida durante o domínio muçulmano, no século 9.

Foto: Wikipedia.

Próximo atrativo: Explanada de España. Situada a cerca de 1,3km desde o Castelo de Santa Bárbara; 18min andando.

Foto: Expedia.

A Explanada de España é a avenida que começa na movimentada região do porto e segue em torno da costa. Sua superfície foi construída a partir de mais de 6 milhões de ladrilhos de mármore. Os padrões vermelhos, brancos e pretos representam as ondas do Mar Mediterrâneo. É um verdadeiro formigueiro, de dia ou à noite, e um dos percursos mais populares da cidade.

Foto: Expedia.

Próximo atrativo: Praça del Ayuntamiento. Situada a cerca de 300m desde a Explanada de España; 500m.

A Câmara Municipal de Alicante é uma obra arquitetônica do século XVIII, enquadrada no estilo barroco, construída pelo arquiteto Lorenzo Chápuli. O edifício é uma estrutura única na qual se destacam elementos ornamentais como as colunas salomônicas da fachada e suas duas torres. 

No seu interior destacam-se algumas salas singulares, como a chamada Sala Azul, a Sala do Plenário e uma capela onde se celebram missas. Ao pé da escadaria principal do edifício encontra-se a chamada “Cota Cero”, um curioso e indispensável local de referência a partir do qual se mede a altitude sobre o nível do mar das diferentes cidades espanholas. 

Próximo atrativo: Mercado Central de Alicante. Situado a cerca de 800m desde a Praça del Ayuntamiento; 10min andando.

Foto: Expedia.

Para muitos moradores de Alicante, o dia começa no Mercado Central, um enorme mercado de produtos frescos no coração da cidade. Cobrindo uma área enorme, o mercado tem mais de 200 barracas nos seus dois andares onde você encontrará muitos peixes e frutos do mar oriundos das regiões próximas, enquanto os açougueiros servem cortes de carnes locais baratos.

O mercado fica cheio de turistas e moradores durante toda a manhã. Aproveite o tempo para absorver a atmosfera e observar as pessoas. Os moradores são amigáveis e a maioria dos vendedores adorará conversar um pouco.

Foto: Expedia.
Foto: Expedia.

Confira outros roteiros pela Europa:


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Sem categoria
5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida

October 19, 2021

Quer seja pelos cenários incríveis de céu azul e águas cristalinas ou pelo calor da areia dourada sob seus pés, todos os…

Continue lendo
...
Sem categoria
7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano

September 14, 2021

Depois de nove meses marcados pelas restrições de deslocamento impostas pela pandemia de Covid–19, 2021 já está praticamente no fim e muita…

Continue lendo
...
Sem categoria
Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola

June 11, 2021

Dos Cartagineses aos Romanos, dos Romanos aos Árabes, depois os Cristãos, e assim até aos nossos dias. As raízes conhecidas de Cartagena remontam surpreendentemente…

Continue lendo
...
Sem categoria
Porto em dois dias: roteiro prático com os principais pontos turísticos

May 22, 2021

O que fazer no Porto? Situada na região norte de Portugal, o Porto é de fato uma das mais charmosas e interessantes…

Continue lendo
...
Bahia
Água morna e cristalina, piscinas naturais, quilômetros de areia branca e coqueiros compõem o cenário paradisíaco de Moreré

May 18, 2021

O que fazer em Moreré? Quais os melhores passeios para se fazer na região? Se você é daqueles turistas com pouco apreço…

Continue lendo
...
Sem categoria
Lisboa em dois dias: roteiro com os principais pontos turísticos para você visitar

May 11, 2021

O que fazer em Lisboa? Na hora de procurar o que fazer em Lisboa, nada melhor do que um roteiro para orientar…

Continue lendo
...
Sem categoria
10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão

November 26, 2020

Piscinas naturais são opções perfeitas para os viajantes que gostam de tomar um bom banho sem se preocupar com correntezas. No Brasil,…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.