Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola

Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola

Escrito por  Time Levarti| June 11, 2021 em  Sem categoria

Dos Cartagineses aos Romanos, dos Romanos aos Árabes, depois os Cristãos, e assim até aos nossos dias. As raízes conhecidas de Cartagena remontam surpreendentemente…

Dos Cartagineses aos Romanos, dos Romanos aos Árabes, depois os Cristãos, e assim até aos nossos dias. As raízes conhecidas de Cartagena remontam surpreendentemente a três séculos antes de Cristo, quando a cidade ainda se chamava Quart Hadast.

Foi sob o domínio romano que Cartagena viveu os seus maiores momentos de esplendor, tendo baseado a sua economia na indústria mineira e no mar, no seu porto, cujas instalações, mesmo depois de passados 2 mil anos, ainda é um dos mais importantes da Espanha.

Desse passado glorioso, restaram vestígios marcantes que podem ser visitados em Museus, Parques Arqueológicos, Edifícios e até mesmo em antigas muralhas preservadas, construídas para proteger a cidade desde a sua fundação.

Assim, não é nenhum exagero afirmar que Cartagena (a Espanhola) é sem dúvidas um grande museu à céu aberto, pronto para ser explorado.

De toda sorte, o destino ainda possibilidade experiências super interessantes como alta gastronomia, compras e claro, deliciosas praias banhadas pelo Mediterrâneo. Quer viagem mais completa do que essa?

Neste roteiro, separamos 8 locais indispensáveis para você visitar em Cartagena.

O que fazer em Cartagena: Roteiro de 1 dia

Comece o roteiro visitando o Museu do Teatro Romano.

Museu do Teatro Romano: Cartagena Espanha
Foto: Levarti

Certamente um dos principais pontos de interesse em Cartagena, este Museu exibe peças encontradas em escavações na área do antigo Teatro Romano de Catagena, surpreendentemente construído entre os anos V e I a.C. Normalmente se visita o museu e o teatro, tendo em vista que existe uma passagem de um para o outro.

É impressionante passear pelas ruínas do antigo teatro que tinha capacidade para até 6.000 pessoas, caracterizado principalmente pela sua rica decoração e o imponente palco com 43 metros de comprimento.

Teatro Romano, Cartagena Espanha
Foto: Levarti

DICA: O Museu do Teatro Romano oferece visitas virtuais em 360º e ao mesmo tempo, uma galeria virtual 3D. Clique aqui pra conferir.

Próximo atrativo: Muralla Punica. Situada a cerca de 900m desde o Museu do Teatro Romano; 12min andando.

Muralla Punica, Cartagena Espanha
Foto: Levarti

A Muralla Punica é a construção mais antiga da cidade, datada do século III a.C. Nela, é possível ver o primeiro meio-fio muralhado da cidade e um dos poucos vestígios de construções defensivas púnicas que sobreviveram até os dias de hoje na Espanha. 

A obra da engenharia cartaginesa testemunhou um dos episódios antigos mais importantes do Mar Mediterrâneo: a Segunda Guerra Púnica; inclusive, durante o passeio é possível ver as tumbas dos guerreiros cartagenezes, repletas de ossos e caveiras com mais de 2.000 anos. Incrível, não é?

Muralla Punica, Cartagena Espanha
Foto: Levarti
Muralla Punica, Cartagena Espanha
Foto: Levarti

Atualmente os vestígios podem ser visitados graças ao Centro de Interpretação da Muralla Púnica; edifício que protege os seus vestígios e que recria o alçado original desta construção defensiva através da arquitectura mais contemporânea. Imperdível!

Próximo atrativo: Museu do Fórum Romano. Situado a cerca de 750m desde o Teatro Romano; 9min andando.

Museu do Fórum Romano, Cartagena Espanha
Foto: Levarti

O Museu do Fórum Romano é a entrada de um dos maiores parques arqueológicos urbanos da Espanha. Através de suas salas, onde se expõe uma criteriosa seleção de peças, você poderá conhecer a longa história do Cerro del Molinete desde os dias atuais até a antiga Carthago Nova. 

Foto: Levarti

A visita culmina com um percurso por importantes vestígios da gloriosa época romana como por exemplo: a Cúria ou senado local, com o seu pavimento ricamente decorado de mármore; o Fórum Colonial, o centro nevrálgico da cidade, cuja distribuição em vários níveis simbolizava a hierarquia entre o divino e o humano; o Santuário de Ísis, onde os cultos dos mistérios dos deuses egípcios eram celebrados; as velhas estradas com as rodas dos carros; as Termas del Puerto e seu magnífico pórtico de acesso que preserva o piso original.

Próximo atrativo: El Zulo. Situado a cerca de 600m desde o Museu do Fórum Romano; 7min andando.

Monumento El Zulo, Cartagena Espanha
Foto: Minube

Obra de Victor Ochoa como uma homenagem da cidade às vítimas do terrorismo. É feito de bronze, tem 4,80 metros de altura e pesa duas toneladas. Representa a figura de um homem sentado, nu e indefeso, abraçando as pernas e com a cabeça recolhida, em posição quase fetal.

Próximo atrativo: Monumento aos Heróis de Cavite e Cuba. Situado a cerca de 100m desde o El Zulo; 2min andando.

Foto: Levarti

O Monumento aos Heróis de Cavite e Cuba é uma instância de arte pública e Memorial de guerra dentro Cartagena. Ele comemora o papel dos esquadrões navais comandados por Patricio Montojo e Pascual Cervera durante o Guerra Hispano-Americana de 1898.

O monumento, obra do escultor asturiano Julio González Pola, tem uma base de oito metros e quinze metros de altura. Em pedra mármore, com os relevos e o escudo em mármore preto. 

Vários elementos esculturais de bronze são incorporados às peças de pedra, incluindo duas alegorias de Glória, a brasão de armas da espanha, dois grupos escultóricos transmitindo respectivamente as ideias de ‘Heroísmo’ e ‘Patria‘ e vários itens ornamentais representando artefatos ou dispositivos relacionados à navegação marítima.

Próximo atrativo: Igreja Militar de Santo Domingo; cerca de 500m desde o Monumento aos Heróis; 6min andando.

Foto: Levarti

A Igreja Militar de Santo Domingo está localizada na rua Mayor de Cartagena. É uma construção barroca do século XVIII, reformada em estilo eclético no século XX.  Pertencia ao antigo convento de San Isidoro, da Ordem de Santo Domingo, sobre o qual foi construída esta igreja militar da Armada em 1875. Após a sua reconstrução em 1880 foi reaberta ao público.

No interior, destaca-se a capela da Irmandade de Marraja, construída em 1690 e recentemente restaurada, que guarda um retábulo barroco de madeira policromada com inúmeras imagens da Semana Santa.

Próximo atrativo: Praça de São Sebastião. Situada a cerca de 100m desde a Igreja de Santo Domingo; 2min andando.

Praça de São Sebastião
Foto: Murcia Today.

A Praça de São Sebastião está no coração da principal área comercial urbana de Cartagena, entre a Calle Mayor e a Calle Puertas de Murcia.

À primeira vista não se distingue imediatamente como uma praça definida, mas no momento em que se menciona o antigo Grande Hotel ou monumento aos Nazarenos que desfilam durante a Semana Santa da Páscoa, o visitante saberá exactamente onde se encontra!

É o lar de edifícios interessantes como o Arco do Nazareno, a casa dos Bouderé ou a famosa Igreja Colegiada de San Sebastián. Além disso, abriga também uma fonte renascentista situada no centro da praça que foi esculpida em 1545.


Confira outros roteiros pela Europa:


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Sem categoria
5 praias do Nordeste que você precisa visitar ao menos uma vez na vida

October 19, 2021

Quer seja pelos cenários incríveis de céu azul e águas cristalinas ou pelo calor da areia dourada sob seus pés, todos os…

Continue lendo
...
Sem categoria
7 destinos brasileiros para curtir nos últimos feriados do ano

September 14, 2021

Depois de nove meses marcados pelas restrições de deslocamento impostas pela pandemia de Covid–19, 2021 já está praticamente no fim e muita…

Continue lendo
...
Sem categoria
Roteiro em Alicante: descubra os principais pontos turísticos da cidade

June 8, 2021

Banhada pelo Mar Mediterrâneo, Alicante, na Costa Espanhola, tem belas praias com águas cristalinas, gastronomia de alto nível e charmosíssimo centro histórico….

Continue lendo
...
Sem categoria
Porto em dois dias: roteiro prático com os principais pontos turísticos

May 22, 2021

O que fazer no Porto? Situada na região norte de Portugal, o Porto é de fato uma das mais charmosas e interessantes…

Continue lendo
...
Bahia
Água morna e cristalina, piscinas naturais, quilômetros de areia branca e coqueiros compõem o cenário paradisíaco de Moreré

May 18, 2021

O que fazer em Moreré? Quais os melhores passeios para se fazer na região? Se você é daqueles turistas com pouco apreço…

Continue lendo
...
Sem categoria
Lisboa em dois dias: roteiro com os principais pontos turísticos para você visitar

May 11, 2021

O que fazer em Lisboa? Na hora de procurar o que fazer em Lisboa, nada melhor do que um roteiro para orientar…

Continue lendo
...
Sem categoria
10 Piscinas naturais que são o verdadeiro sonho de verão

November 26, 2020

Piscinas naturais são opções perfeitas para os viajantes que gostam de tomar um bom banho sem se preocupar com correntezas. No Brasil,…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.