Dos Cartagineses aos Romanos, dos Romanos aos Árabes, depois os Cristãos, e assim até aos nossos dias. As raízes conhecidas de Cartagena remontam surpreendentemente a três séculos antes de Cristo, quando a cidade ainda se chamava Quart Hadast.

Foi sob o domínio romano que Cartagena viveu os seus maiores momentos de esplendor, tendo baseado a sua economia na indústria mineira e no mar, no seu porto, cujas instalações, mesmo depois de passados 2 mil anos, ainda é um dos mais importantes da Espanha.

Desse passado glorioso, restaram vestígios marcantes que podem ser visitados em Museus, Parques Arqueológicos, Edifícios e até mesmo em antigas muralhas preservadas, construídas para proteger a cidade desde a sua fundação.

Assim, não é nenhum exagero afirmar que Cartagena (a Espanhola) é sem dúvidas um grande museu à céu aberto, pronto para ser explorado.

De toda sorte, o destino ainda possibilidade experiências super interessantes como alta gastronomia, compras e claro, deliciosas praias banhadas pelo Mediterrâneo. Quer viagem mais completa do que essa?

Neste roteiro, separamos 8 locais indispensáveis para você visitar em Cartagena.

O que fazer em Cartagena: Roteiro de 1 dia

Comece o roteiro visitando o Museu do Teatro Romano.

BlogDSC 3052 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

Certamente um dos principais pontos de interesse em Cartagena, este Museu exibe peças encontradas em escavações na área do antigo Teatro Romano de Catagena, surpreendentemente construído entre os anos V e I a.C. Normalmente se visita o museu e o teatro, tendo em vista que existe uma passagem de um para o outro.

É impressionante passear pelas ruínas do antigo teatro que tinha capacidade para até 6.000 pessoas, caracterizado principalmente pela sua rica decoração e o imponente palco com 43 metros de comprimento.

BlogDSC 3035 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

DICA: O Museu do Teatro Romano oferece visitas virtuais em 360º e ao mesmo tempo, uma galeria virtual 3D. Clique aqui pra conferir.

Próximo atrativo: Muralla Punica. Situada a cerca de 900m desde o Museu do Teatro Romano; 12min andando.

BlogDSC 3176 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

A Muralla Punica é a construção mais antiga da cidade, datada do século III a.C. Nela, é possível ver o primeiro meio-fio muralhado da cidade e um dos poucos vestígios de construções defensivas púnicas que sobreviveram até os dias de hoje na Espanha. 

A obra da engenharia cartaginesa testemunhou um dos episódios antigos mais importantes do Mar Mediterrâneo: a Segunda Guerra Púnica; inclusive, durante o passeio é possível ver as tumbas dos guerreiros cartagenezes, repletas de ossos e caveiras com mais de 2.000 anos. Incrível, não é?

BlogDSC 3162 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti
BlogDSC 3172 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

Atualmente os vestígios podem ser visitados graças ao Centro de Interpretação da Muralla Púnica; edifício que protege os seus vestígios e que recria o alçado original desta construção defensiva através da arquitectura mais contemporânea. Imperdível!

Próximo atrativo: Museu do Fórum Romano. Situado a cerca de 750m desde o Teatro Romano; 9min andando.

BlogDSC 3094 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

O Museu do Fórum Romano é a entrada de um dos maiores parques arqueológicos urbanos da Espanha. Através de suas salas, onde se expõe uma criteriosa seleção de peças, você poderá conhecer a longa história do Cerro del Molinete desde os dias atuais até a antiga Carthago Nova. 

BlogDSC 3093 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

A visita culmina com um percurso por importantes vestígios da gloriosa época romana como por exemplo: a Cúria ou senado local, com o seu pavimento ricamente decorado de mármore; o Fórum Colonial, o centro nevrálgico da cidade, cuja distribuição em vários níveis simbolizava a hierarquia entre o divino e o humano; o Santuário de Ísis, onde os cultos dos mistérios dos deuses egípcios eram celebrados; as velhas estradas com as rodas dos carros; as Termas del Puerto e seu magnífico pórtico de acesso que preserva o piso original.

BlogDSC 3107 1 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola

Próximo atrativo: El Zulo. Situado a cerca de 600m desde o Museu do Fórum Romano; 7min andando.

El Zulo Cartagena 1024x768 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Minube

Obra de Victor Ochoa como uma homenagem da cidade às vítimas do terrorismo. É feito de bronze, tem 4,80 metros de altura e pesa duas toneladas. Representa a figura de um homem sentado, nu e indefeso, abraçando as pernas e com a cabeça recolhida, em posição quase fetal.

Próximo atrativo: Monumento aos Heróis de Cavite e Cuba. Situado a cerca de 100m desde o El Zulo; 2min andando.

BlogDSC 2995 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

O Monumento aos Heróis de Cavite e Cuba é uma instância de arte pública e Memorial de guerra dentro Cartagena. Ele comemora o papel dos esquadrões navais comandados por Patricio Montojo e Pascual Cervera durante o Guerra Hispano-Americana de 1898.

O monumento, obra do escultor asturiano Julio González Pola, tem uma base de oito metros e quinze metros de altura. Em pedra mármore, com os relevos e o escudo em mármore preto. 

Vários elementos esculturais de bronze são incorporados às peças de pedra, incluindo duas alegorias de Glória, a brasão de armas da espanha, dois grupos escultóricos transmitindo respectivamente as ideias de ‘Heroísmo’ e ‘Patria‘ e vários itens ornamentais representando artefatos ou dispositivos relacionados à navegação marítima.

Próximo atrativo: Igreja Militar de Santo Domingo; cerca de 500m desde o Monumento aos Heróis; 6min andando.

BlogDSC 2988 1 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Levarti

A Igreja Militar de Santo Domingo está localizada na rua Mayor de Cartagena. É uma construção barroca do século XVIII, reformada em estilo eclético no século XX.  Pertencia ao antigo convento de San Isidoro, da Ordem de Santo Domingo, sobre o qual foi construída esta igreja militar da Armada em 1875. Após a sua reconstrução em 1880 foi reaberta ao público.

No interior, destaca-se a capela da Irmandade de Marraja, construída em 1690 e recentemente restaurada, que guarda um retábulo barroco de madeira policromada com inúmeras imagens da Semana Santa.

BlogDSC 2991 1024x687 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola

Próximo atrativo: Praça de São Sebastião. Situada a cerca de 100m desde a Igreja de Santo Domingo; 2min andando.

1242482  11576592969 large 1024x681 - Roteiro prático: o que fazer em 1 dia na Cartagena Espanhola
Foto: Murcia Today.

A Praça de São Sebastião está no coração da principal área comercial urbana de Cartagena, entre a Calle Mayor e a Calle Puertas de Murcia.

À primeira vista não se distingue imediatamente como uma praça definida, mas no momento em que se menciona o antigo Grande Hotel ou monumento aos Nazarenos que desfilam durante a Semana Santa da Páscoa, o visitante saberá exactamente onde se encontra!

É o lar de edifícios interessantes como o Arco do Nazareno, a casa dos Bouderé ou a famosa Igreja Colegiada de San Sebastián. Além disso, abriga também uma fonte renascentista situada no centro da praça que foi esculpida em 1545.


Confira outros roteiros pela Europa: