Tendências pós COVID-19: seu negócio está preparado para o viajante 4.0?

Tendências pós COVID-19: seu negócio está preparado para o viajante 4.0?

Escrito por  Time Levarti| October 2, 2020 em  Mercado

A pandemia do coronavírus transformou a rotina e os hábitos de consumo no mundo todo. E, no que tange ao setor de…

A pandemia do coronavírus transformou a rotina e os hábitos de consumo no mundo todo. E, no que tange ao setor de turismo, ter ou não uma forte presença digital pode significar a continuidade ou desaparecimento do seu negócio.

De acordo com a consultoria SiriusDecisions, “67% da jornada do consumidor agora é feita digitalmente”. E isso vai muito além do que manter um perfil atualizado nas redes sociais ou oferecer um canal de contato pelo WhatsApp. É preciso repensar ações e integrar o digital em todos os processos da sua empresa.

Para se ter uma ideia, a receita através do “turismo online” teve um crescimento de 535% nos últimos 3 anos, mudando totalmente a jornada do consumidor e contribuindo dessa forma para a transformação do seu comportamento.

A enorme bancarização dos brasileiros com a oferta do auxílio emergencial também trouxe novas oportunidades de negócios no ambiente online. De acordo com o Google, houve uma aceleração do consumo digital como um todo, com o faturamento do e-commerce crescendo 104% no 2º tri/2020.

Novo viajante 4.0

A pandemia acelerou a transformação digital que já estava em curso. E se antes esse consumidor já estava acostumado com plataformas, sites, blogs, aplicativos e redes sociais, agora ele “usa e aprecia a tecnologia para solucionar suas dificuldades/necessidades diárias” (Agente no Turismo).

Isso significa que cada vez mais ele vai optar por empresas que estejam presentes nos micro-momentos da sua viagem. Desde a pesquisa, planejamento, decisão de compra e até mesmo durante a viagem em si. Ou seja, aquelas que estejam na “palma das mãos”.

O uso de ferramentas digitais como sistemas de reservas online, pagamentos instantâneos, check-in eletrônico, chatbots bem como biometria e/ou QR Codes para agilizar embarques, ficou ainda mais valorizado.

Além disso, a internet possibilita ao seu negócio estar presente 24h por dia à disposição dos clientes, proporcionando um maior alcance dos seus serviços por pessoas do mundo todo.

Saiba mais: Como os micro-momentos influenciam na jornada de compra em uma viagem

Experiências digitais

Certamente as experiências virtuais não substituem as viagens reais. No entanto, elas começam a ser vistas como uma alternativa para o novo viajante 4.0. Só para se ter uma ideia, as buscas por “visitas virtuais” cresceram cerca de 500% de um ano para o outro.

Há desde tour virtuais, aulas de culinária e dança, práticas de esportes em casa, teatro até harmonização de vinhos e outras atividades culturais.

Há ainda a possibilidade de oferecer ao consumidor experiências híbridas, que unem o real e o virtual. Um exemplo desse tipo de aplicação são os tour virtuais, realizados com o uso de Realidade Aumentada.

Saiba mais sobre as aplicações de Realidade Aumentada no Turismo.

Experiência com foco no cliente

Claro que apesar dos avanços das soluções digitais, o lado humano ainda precisa – e deve – ser considerado durante toda jornada do consumidor. A tecnologia está lá para gerar novas experiências para nossos clientes, mas devemos estar cientes do que os clientes querem.

Use a tecnologia a seu favor mas sempre com foco em oferecer a melhor experiência e sem esquecer da facilidade, para poder aumentar a proposta de valor da sua marca. E isso precisa acontecer de diversas formas, estreitando a relação entre online e offline e aprimorando a experiência do cliente.

 “Mais do que nunca é fundamental estar alerta, além de ser ágil e pronto para se adaptar às necessidades dos consumidores”.

Rob Torres – Industry Director, Travel (Google)

Dessa forma, concluí-se que para atrair esse novo viajante, além de uma boa presença no mundo digital, empresas de turismo devem facilitar os processos de vendas, passar segurança para os clientes, facilitar o contato e agilizar o atendimento, que a partir de agora, passa a ser ainda mais pessoal.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Mercado
Governo prorroga prazo para reembolso de pacotes turísticos

March 31, 2021

Os prazos de adiamento e cancelamento de pacotes turísticos e eventos culturais, como shows e espetáculos, serão prorrogados por pelo menos mais…

Continue lendo
...
Mercado
MEIs e MPEs ganham mais tempo para pagar o Simples Nacional

March 30, 2021

No dia 24 de março de 2021 o Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou uma medida que adia por três meses o…

Continue lendo
...
Mercado
Anvisa aprova regras mais rígidas para uso de máscaras em aviões e aeroportos

March 30, 2021

No último dia 25 de março, quinta–feira, entrou em vigor a resolução nº 477 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que…

Continue lendo
...
Mercado
Saiba como devem funcionar os passaportes digitais de vacinação

March 3, 2021

Em desenvolvimento, Passaporte de Vacinação é visto como essencial para uma retomada mais segura do turismo internacional. Com o início das campanhas…

Continue lendo
...
Mercado
Voos nacionais ficam até 31% mais baratos com queda na demanda

February 25, 2021

Viajar de avião para destinos nacionais está até 31% mais barato em 2021, é o que mostra um levantamento realizado pela Kayak,…

Continue lendo
...
Mercado
5 Vantagens de utilizar um software de gestão na sua agência de turismo

February 24, 2021

Quais as vantagens de utilizar um sistema de gestão para agências de viagens? Se você acompanha os conteúdos que disponibilizamos por aqui…

Continue lendo
...
Mercado
Turismo no Brasil deve encolher 9,7% em 2021; recuperação só em 2023

February 18, 2021

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu de 3,7% para 3,5% a expectativa de crescimento do volume…

Continue lendo
...
Mercado
Futuro do turismo: oito tendências que prometem movimentar o mercado

February 8, 2021

Quais são as tendências para o turismo? A pandemia transformou profundamente o comportamento das pessoas em diversos aspectos, inclusive a forma de…

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.