Transfer privativo ou compartilhado: qual a melhor opção?

Transfer privativo ou compartilhado: qual a melhor opção?

Escrito por  Time Levarti| February 7, 2022 em  Dicas de Viagem

Conheça as principais diferenças entre transfer privativo e compartilhado e escolha qual melhor opção para o seu estilo de viagem.

Conheça as principais diferenças entre transfer privativo e compartilhado e escolha a melhor opção para o seu estilo de viagem.


Um transfer é um transporte, privativo ou compartilhado – que levará você do aeroporto ou hotel ao destino.

Existem três categorias principais de transfer, são elas:

  • Transfer-in: quando o cliente deseja ir do aeroporto até o local da hospedagem;
  • Transfer-out: quando o cliente deseja o trajeto inverso, isto é, da hospedagem/destino até o aeroporto;
  • Transfer in/out: quando o viajante deseja o serviço tanto para chegada a quanto para a saída do hotel/destino.

Mas além dessas categorias, existem dois tipos de transfer: o privativo e o compartilhado (regular). Não se preocupa que a gente explica como eles funcionam!

Transfer privativo

casal embarcando em um veículo

O transfer privativo é uma alternativa para quem busca maior conforto e privacidade. O viajante que optar por essa modalidade, terá um carro exclusivo para realizar o seu trajeto, programando a chegada do transfer conforme o horário dos voos e de check-in e check-out.

Além disso, por tratar–se de um transporte com único itinerário, o tempo de deslocamento é bem menor do que o transfer compartilhado.

As comodidades podem ainda ser maiores, como a escolha da playlist que vai tocar durante o trajeto ou até uma pausa no caminho caso haja alguma necessidade.

O preço do serviço é de fato um pouco mais caro, mas é uma ótima opção principalmente para casais em lua de mel, viajantes de negócios, famílias e pessoas que viajam com bebês ou com animais de estimação. Por fim, qualquer serviço extra poderá ser solicitado mediante disponibilidade, tornando a viagem ainda mais agradável.

Transfer compartilhado

turistas viajando em ônibus compartilhado

Como o próprio nome já diz, o transporte é compartilhado com outros turistas. Isto é, existe um veículo programado para fazer o deslocamento entre o aeroporto e hotel até o destino final. Nesses casos, como são esperados muitos turistas, o deslocamento pode ser feito em vans, micro-ônibus ou ônibus exclusivos, variando de acordo com a região.

Em destinos litorâneos, como Jericoacoara, por exemplo, também existe a opção de transfer compartilhado em veículo 4×4.

Nesse tipo de transfer, em geral, há um período de espera que pode variar entre 40 minutos a 1 hora entre o horário programado e a saída. Ou seja, a empresa que oferece o transfer terá que conciliar os horários e você terá que ser flexível nesse momento. Em compensação, o valor do serviço costuma ser mais atrativo, principalmente em períodos de baixa estação.

Vantagens de contratar um serviço de transfer

Ao contratar esse tipo de transporte, você irá contar com algumas vantagens que se sobressaem as demais opções. Segurança é um dos pontos mais relevantes, já que as empresas de transporte são certificadas pelo Ministério do Turismo e os carros seguem a regulamentação da ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.

Outras vantagens que se destacam são: comodidade, receptividade e tranquilidade. Características que em conjunto, proporcionam um serviço de qualidade e principalmente, uma viagem sem transtornos e perrengues. Além disso, você não precisa cuidar da parte burocrática e pode desfrutar o destino com calma e tranquilidade.

Como escolher um bom transfer?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre as modalidades de transfer, é importante destacar que a empresa contratada para realizar a sua viagem deve ser credenciada pelo Ministério do Turismo. Isso porque, de acordo com a Portaria nº 312/2013, que regulamenta o artigo nº 28 da Lei Geral do Turismo, somente agências de viagens com frota própria e empresas de transporte cadastradas no Ministério do Turismo podem transportar passageiros com finalidade turística.

Os veículos devem ser identificados com um selo do Cadastur — cadastro nacional de prestadores de serviços turísticos.

Uma forma de contratar um serviço regulamentado, é pesquisando pela Levarti. Com mais de 80 empresas parceiras, a Levarti oferece uma gama de transfers, privativos e compartilhados, em diversos destinos do Brasil. Certamente, você vai encontrar uma opção que melhor se encaixa na sua viagem. Uma vez realizada a compra, você receberá um voucher onde encontrará todos os dados importantes da empresa que realizará o transfer.

Além disso, você ainda conta com pagamento facilitado em até 4x sem juros no cartão de crédito; pode pagar com PIX, transferência e outras meios.


E você, caro leitor, qual moda;idade de transfer mais costuma utilizar? E por quais motivos? Compartilha com a gente aqui nos comentários.


Posts relacionados

Você também pode gostar

...
Cultura e Diversão
3 atrações para conhecer em São Paulo e arredores

May 16, 2022

São Paulo é a maior cidade do País e por isso, um destino de fácil acesso e que atende todos os públicos…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Destinos pet friendly: 6 lugares para viajar com o seu animal de estimação

April 6, 2022

Graças à adaptação de companhias aéreas, hotéis e restaurantes, existem cada vez mais destinos pet friendly no Brasil. Conheça alguns deles.

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
5 erros na hora de reservar passeios para você nunca mais cometer

February 8, 2022

Listamos os erros mais comuns que os viajantes comentem na hora de reservar passeios turísticos. Leia este guia e saiba como evitá-los.

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Passaporte brasileiro: saiba como requerer o documento

October 15, 2021

Quais são os documentos necessários para tirar o passaporte brasileiro? Qual valor e como agendar o atendimento presencial na Polícia Federal para…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Por que todo mundo está indo conhecer Capitólio, Minas Gerais

September 28, 2021

Você conhece ou já ouvir falar de Capitólio? Localizada a cerca de 4h30 de Belo Horizonte, na região do Parque Nacional da…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Veja 5 razões pra nunca mais viajar sem um seguro viagem

September 2, 2021

Você sabe quais as vantagens de fazer um seguro viagem? Agora que a reabertura das fronteiras internacionais e a retomada dos voos…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Rio de Janeiro exigirá ‘passaporte de vacinação’ a partir de Setembro

August 30, 2021

A partir da próxima quarta-feira, dia 1º de setembro, será preciso comprovar ter se vacinado contra a Covid–19 para frequentar estabelecimentos e…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Sucesso lá fora, os glampings oferecem conforto e contato com a natureza selvagem

August 30, 2021

Glamping no Brasil: Você adora tirar uns dias folga e se refugiar na natureza, mas não abre mão do conforto? Então os…

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Espanha reabre para brasileiros vacinados, inclusive com Coronavac

August 24, 2021

País aceita todos os imunizantes aprovados pela União Europeia ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o que inclui a Coronavac.

Continue lendo
...
Dicas de Viagem
Como obter o passe sanitário de turista exigido pela França

August 24, 2021

Saiba como obter o passe sanitário de turistas, exigido pelo França para ter a entrada liberada em pontos turísticos, bares e restaurantes e transportes públicos de longa distância.

Continue lendo

Dê asas a sua imaginação

Cadastre-se em nossa newsletter

Descubra experiências exclusivas, ideias de roteiros, tendências de viagem e muito mais.