Um dos destinos mais desejados do Brasil – quiçá do mundo – a Praia de Jericoacoara, situada a cerca de 300 km da capital, Fortaleza , já tem uma data prevista para reabertura: 08 de agosto.

Com entrada suspensa para turistas desde o dia 19 de março, quando entrou em vigor um decreto assinado pelo prefeito da cidade, Lindbergh Martinso, o destino começa a se preparar para sua 1a fase gradual de reabertura – com uma série de restrições que vão impactar a experiência de quem decidir visitar o destino nas próximas semanas.

Confira como se dará a retomada do turismo em Jericoacoara e as principais medidas adotadas para garantir a segurança dos visitantes.

Como será a retomada do turismo em Jericoacoara ?

O decreto Nº 074/2020, publicado no último dia 01 de agosto, dispõe de uma série de medidas para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no município de Jijoca de Jericoacoara e autoriza a reabertura gradual do turismo na Vila.

Nesta 1a fase da reabertura, hotéis e pousadas foram liberados para receber hóspedes, desde que atendam a uma série de medidas de segurança. Restaurantes, bares e barracas de praia poderão funcionar das 7h às 18h, com público limitado a 50% da sua capacidade. Após esse horário, somente será permitido a retirada ou entrega de refeições, sem atendimento em mesa ou balcão.

Abaixo, você confere todos os detalhes sobre a reabertura do turismo em Jericoacoara, nesta primeira fase.

Hotéis e pousadas

A liberação de reservas para hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem fica condicionada ao próximo dia 31 de julho, para estabelecimentos localizados na Lagoa do Paraíso ou em Jijoca de Jericoacoara (sede do município) e 08 de agosto, para os estabelecimentos sediados na própria Vila de Jericoacoara.

Os estabelecimentos, bem como os visitantes, ficam obrigados a seguir todas as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde, como distanciamento social mínimo de 1,5m entre as pessoas e uso obrigatório de máscara.

A medição de temperatura passa a ser obrigatória antes de entrar nos hotéis e pousadas e qualquer pessoa com temperatura acima de 37,7º, será orientada a procurar o hospital municipal e não poderá se hospedar.

Limpeza dos quartos

Ao final da estadia dos hóspedes, os meios de hospedagem ficam obrigados a realizar desinfecção completa dos quartos utilizando álcool 70% e produtos específicos (água sanitária e/ou sabão ou similares). Nessa limpeza devem ser incluídos itens como chaves, cartões de acesso, maçanetas, frigobares etc.

Camareiras, além das máscaras, deverão utilizar EPI’s (gorros e luvas) durante toda a limpeza dos quartos e áreas externas, para garantir sua própria segurança. Roupas de cama e banho só poderão ser manuseadas em sacos específicos e passam a ter um maior rigor no processo de lavagem.

Café da manhã

A pandemia do novo coronavírus mudou até nosso prazeroso hábito de tomar café no hotel. A recomendação em Jericoacoara é a de que sempre que possível, hotéis e pousadas devem entregar o café da manhã no quarto do hóspede. Em casos em que isso não for possível, somente os funcionários poderão manipular os alimentos.

Bares e restaurantes

Nesta 1a fase de reabertura, bares, restaurantes e barracas de praia poderão funcionar das 7h às 18h, com público limitado a 50% da sua capacidade. Após esse horário, somente será permitido a retirada ou entrega de refeições, sem atendimento em mesa ou balcão.

Os estabelecimentos também vão precisar afixar, em locais visíveis e de fácil acesso, placas, cartazes ou cartilhas, informando a capacidade total do estabelecimento, quantidade máxima de frequentadores permitida e o responsável pelos efeitos legais e sanitários do local.

No caso do serviço de delivery, a entrega tem que ser realizada na portaria dos hotéis e pousadas, condomínios etc. e os estabelecimentos terão de fornecer álcool em gel, higienização dos transportes utilizados e compartimentos específicos para transporte de comida. Tudo para garantir a segurança sanitária dos clientes e de quem está realizando a entrega.

Também fica obrigatório a realização da medição da temperatura de todos os clientes, antes de entrarem no estabelecimento.

Passeios em Jericoacoara

Os passeios de buggy, quadriciclo e nas tradicionais jardineiras, inicialmente excluídos dessa primeira fase de retomada, voltam a ser realizados também a partir do dia 08 de agosto. Com algumas ressalvas importantes.

Os promotores desse tipo de atividade ficam obrigados à disponibilizar álcool em gel 70%, preferencialmente na entrada do veículo, para todos os passageiros. Bem como afixar informações de fácil visualização sobre os cuidados e prevenção do Covid-19 e orientar sobre o uso obrigatório de máscaras durante o transporte.

Os veículos devem ser desinfectados antes e ao término de cada viagem. Quem estiver com temperatura igual ou superior 37,8°C, não poderá embarcar.

Praias e espaços públicos

Praias, praças e demais espaços de uso coletivo, públicos e privados, não poderão ser utilizados para promoção de qualquer atividade que venha a causar aglomerações, como festas, luais, competições esportivas etc.

A prática individual de esportes é permitida. Desde que observadas as medidas de proteção obrigatória, sem compartilhamento de utensílios, bem como o obrigatório de máscara e distanciamento mínimo, vedando-se, em todo caso, qualquer tipo de aglomeração.

Como mostram as pesquisas, essas atividades apresentam alto potencial de contaminação, por isso devem sempre ser evitadas – em Jericoacoara ou qualquer outro local.

Viaje com segurança

Embora algumas das medidas estabelecidas para retomada do turismo possam mudar sua experiência, é importante ter em mente que elas existem para garantir o máximo de segurança durante sua viagem.

Só reserve com empresas comprometidas com às orientações dos órgãos reguladores, essa é a única garantia que você terá de estar contratando os serviços de uma empresa que pensa no seu bem estar.

Aqui na Levarti você encontra um seleto grupo de agências em diversos destinos pelo Brasil, todas preparadas para garantir uma retomada segura e sustentável do turismo.

Além disso, você ainda pode reservar suas experiências com tarifas especiais e contar com uma equipe dedicada que te ajuda a planejar sua viagem de acordo com suas preferências.