A bordo de um balão de ar, a mais antiga aeronave inventada pelo homem, as paisagens ficam ainda mais inusitadas e fascinantes. Talvez por isso, voar de balão seja uma daquelas experiências que quase sempre figuram na lista de coisas para fazer ao menos uma vez na vida.

E, ao pensar nesse sonho, naturalmente surge em nossa mente alguns cenários clássicos como a Capadócia (talvez o passeio de balão mais famoso do mundo) ou o Monument Valley, entre os estados de Utah e o Arizona (EUA).

Mas, não é preciso ir tão longe e nem menos sair do Brasil para viver essa incrível experiência. Os passeios de balão são cada vez mais tradicionais – e procurados por aqui. E de fato, eles podem agregar e muito seu roteiro de viagem.

Ficou interessado? Então confira nossa lista com 6 lugares incríveis para você conhecer de cima, a bordo de um balão.

1. Boituva, São Paulo

voar balao em boituva - Vai no vento: 6 lugares para passear de balão no Brasil
Passeio de balão em Boituva, São Paulo

Boituva é um dos principais destinos brasileiros quando o assunto é passeios de balão. Logo cedo, turistas se reúnem para embarcar nos enormes cestos para voos de até uma hora, sobrevoando serras, campos, rios e cachoeiras.

Algumas agências ainda oferecem café da manhã após o voo, e para os mais aventureiros, paraquedismo.

2. Campos do Jordão , São Paulo

Flutuar sobre a Serra da Mantiqueira é o auge da contemplação da natureza em Campos do Jordão. Composta por um cenário incrível com cadeias de morros que estendem por três estados brasileiros, a visão observada do alto é realmente encantadora.

Os roteiros mais tradicionais, da mesma forma que em Boituva, duram cerca de 1h. Os voos acontecem pela manhã e ao entardecer. No solo, veículos 4×4 acompanham o passeio, dando o suporte necessário.

Guia Chapada Diamantina balonismo2 - Vai no vento: 6 lugares para passear de balão no Brasil
Passeio de balão em Campos do Jordão

3. Itaborái, Rio de Janeiro

Flutuar pelo céu do Rio de Janeiro sem dúvidas é uma experiência de tirar o fôlego. Em Itaboraí, região metropolitana da capital, turistas contam com agências especializadas que organizam voos com cerca de 1h de duração.

O ponto de encontro é o Hotel Itaborái, onde são passadas as instruções e normas. Em seguida, todos seguem em uma van até o ponto de partida do balão para realizar o voo e, ao término, a van os deixa novamente ao hotel. 

4. São Lourenço, Minas Gerais

Balao Sao Lourenco MG - Vai no vento: 6 lugares para passear de balão no Brasil
Passeio de Balão em São Lourenço – MG | Foto: Celso Silvério

São Lourenço, uma pequena cidade mineira conhecida por suas águas com propriedades terapêuticas, também entrou na rota dos balonistas. A região é composta por fazendas de cafés que ganham um novo visual quando avistadas do alto, assim como o belíssimo Parque das Águas.

Alguns roteiros incluem ainda um delicioso café da manhã preparado em uma das fazendas de cafés. O passeio é realizado diariamente e dura cerca de 1h30.

5. Torres, Rio Grande do Sul

12 lugares para voar de balão brasil torres - Vai no vento: 6 lugares para passear de balão no Brasil
Passeio de balão em Torres, Rio Grande do Sul

Praias, rios e montanhas: esse é o cenário que se vê em um passeio de balão em Torres, no Rio Grande do Sul. Destino que inclusive, recebe o Festival Internacional de Balonismo, reunindo cerca de 50 balões que colorem – literalmente – os ceús da cidade.

A experiência pode ser exclusiva, para somente 2 ou 3 passageiros, ou em grupos de até 8 pessoas. O melhor horário para fazer o voo é pela manhã, quando há menor incidência de ventos e o passeio torna-se mais tranquilo.

Um dos roteiros mais famosos é o que segue até Praia Grande, Santa Catarina, sobrevoando bem próximo ao cânion Malacara. Uma visão e tanto.

6. Chapada Diamantina, Bahia

Guia Chapada Diamantina balonismo aerea - Vai no vento: 6 lugares para passear de balão no Brasil
Vista aérea a bordo do balão. Foto: EME Amazônia.

No coração da Bahia, a Chapada Diamantina atrai turistas que querem praticar diversos esportes de aventura, incluindo o balão. As paisagens únicas que formam a região são convidativas para escolher a Chapada como cenário para essa experiência.

Imagens de tirar o fôlego, seguidas de sensações de paz e tranquilidade tomam conta dos passageiros que embarcam nessa aventura. Uma das bases escolhidas fica na região de Campos de São João, em Palmeiras.