Você sabe quais as vantagens de fazer um seguro viagem? Agora que a reabertura das fronteiras internacionais e a retomada dos voos estão sendo realizadas, mesmo que de forma bastante cautelosa pelos governos de cada país, podemos finalmente pensar em retomar nossos planos de viagem para algum destino no exterior. Nesse contexto, uma coisa que você não deve deixar de considerar na hora de se planejar, é fazer um seguro viagem.

Okay! Ninguém viaja pensando que algo de ruim pode acontecer, mas imagine, por um instante, estar em uma situação de emergência precisando de cuidados médicos do outro lado do mundo? Complicado, não é mesmo?! Acidentes acontecem e problemas de saúde são imprevisíveis… E você não vai querer passar perrengue durante sua viagem.

Abaixo listamos 5 razões para fazer um seguro viagem:

Leia também: 15 dicas práticas para você viajar mais – o ano todo.
Como um bom planejamento financeiro pode te ajudar a viajar mais.

1. Mais liberdade durante a viagem

Com a cobertura de um seguro viagem você tem mais liberdade para se jogar em aventuras durante a viagem porque sabe que, caso ocorra algum imprevisto, estará resguardado. Assim, você acaba aproveitando mais os passeios e lugares. Se for praticar alguma atividade específica, cheque antes se ela faz parte da cobertura.

mountaineer 1185474 1280 1024x682 - Veja 5 razões pra nunca mais viajar sem um seguro viagem
Algumas atividades específicas exigem coberturas especiais no seguro viagem. Antes de contratar, verifique todas as condições.

2. Receber assistência médica

Você sabia que simples procedimentos médicos podem custar uma verdadeira fortuna em alguns lugares do mundo? Uma consulta médica básica por exemplo, não costuma sair por menos US$ 200; já uma cirurgia pode ultrapassar os US$ 10 mil dólares bem facilmente. Com o seguro viagem, você garante o pagamento de todas essas despesas caso algo venha acontecer por um valor irrisório, se comparado ao valor desses procedimentos médicos.

Além disso, outra das vantagens de fazer um seguro viagem é que você pode contar com um médico conveniado à seguradora, disponível 24/7, que vai até o seu endereço caso você se sinta mal ou apresente algum tipo de sintoma. Uma comodidade e tanto.

3. Sua bagagem também estará segurada

airport 519020 1280 1024x682 - Veja 5 razões pra nunca mais viajar sem um seguro viagem

Além de possíveis gastos decorrentes de problemas de saúde, seguros viagens também cobrem gastos com malas extraviadas, danificadas e roubadas no aeroporto. Acredite, esses são problemas bem comuns em aeroportos pelo mundo e, mesmo que as companhias acabem ressarcindo parte do infortúnio (depois de muita reclamação) só com o seguro viagem você garante o pagamento total do seu prejuízo com uma indenização.

4. Reembolso garantido caso precise cancelar sua viagem

É claro que ninguém deseja ter que cancelar uma viagem, mas infelizmente pode acontecer. Neste caso, uma das vantagens de fazer um seguro viagem é garantir o reembolso dos valores pagos em serviços como passagens aéreas e hotéis, por exemplo; mesmo que as cláusulas desses não incluam o reembolso. Contudo, você só estará assegurado em casos de cancelamento por motivos de força maior. Do contrário, este reembolso não será realizado.

5. Garantir sua entrada em diversos países

airport 4735067 1280 1024x682 - Veja 5 razões pra nunca mais viajar sem um seguro viagem

Em alguns países da Europa o seguro viagem é obrigatório, ou seja, você pode não conseguir passar pela imigração se não adquirir o serviço. Isso acontece por conta do Tratado de Schengen, no qual o turista deve ter um plano com cobertura mínima de 30 mil euros. Este seguro precisa ser válido para todos os países integrantes do acordo. Para conferir a lista completa dos países que fazem parte do tratado, clique aqui.


Agora que você já conhece todas as vantagens de fazer um seguro viagem, ainda pensa em viajar sem um? Melhor não, né? Vai que…

Ah! Se tiver alguma história sobre perrengues que já passou durante suas viagens, compartilha com a gente aqui nos comentários, vamos adorar ouvir vocês.